AcontecendoEnchentes voltam a trazer transtornos à população de Avaré

A Comarca3 de dezembro de 20145 min

Enchentes voltam a trazer transtornos à população de Avaré

Da Redação

Fotos 1060

Com a chegada da temporada de chuvas, um problema crônico voltou a assombrar a população de Avaré: as enchentes em áreas centrais e bairros do município.

Nas últimas semanas, foram registrados diversos pontos de alagamento na cidade. Na segunda-feira, 24, internautas reclamaram da falta de estrutura do município para enfrentar o problema. “Olha ai! Três minutos de chuva e olha como ficou a rua, quem consegue andar ou atravessar?”, questionou um internauta ao comentar uma imagem postada nas redes sociais.

Em outra postagem, o comentário foi sobre a aplicação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “Cada chuvinha que dá é uma enchente. Depois a chuva passa e aí aparecem os buraquinhos que acabam com os veículos. Onde vai parar o IPVA?”, destacou.

O condutor surpreendido pela chuva enfrenta uma situação ainda pior, já que vias de maior tráfego do município costumam alargar. Munícipes afirmam que ficaram presos no trabalho ou tiveram que esperar a água baixar em estabelecimentos comerciais da cidade.

PROBLEMA ANTIGO – A população de Avaré convive constantemente com as enchentes, um problema recorrente cujo último investimento no setor ocorreu na gestão do ex-prefeito Miguel Paulucci, que administrou a cidade de 1993 a 1996.

Na época, a Prefeitura construiu galerias no entorno no Largo do Mercado, o que ajudou no escoamento de águas pluviais. Porém, devido ao crescimento do município e à falta de permeabilidade do solo, o problema persistiu.

Nos anos subsequentes à gestão de Paulucci, poucos investimentos foram feitos. Em 2009, a Prefeitura divulgou nota afirmando que se reuniu com representantes da Associação Comercial de Avaré (Acia) e Câmara onde ficou decidida uma possível desapropriação de imóveis para a construção de canal de escoamento de águas pluviais.

No ano seguinte, o então prefeito Rogélio Barcheti divulgou que o município estava prestes a receber verbas do governo federal, no montante de R$ 33 milhões, para a construção de piscinões na Vila Martins III, atrás da linha férrea, e na Vila Jardim. Segundo o divulgado na época, os reservatórios acumulariam águas pluviais, evitando o alagamento na região central.

Recentemente, o prefeito Poio Novaes afirmou durante coletiva de imprensa que apenas após a recuperação da Certidão de Regularidade Previdenciária (CRP) o município poderá pleitear verbas junto ao Governo Federal para a obtenção de recursos que possibilitem a solução das enchentes em Avaré.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *