AcontecendoEstúdio de Pilates Melina Benini é a opção do momento para a Terceira Idade

A Comarca6 de março de 20195 min

Da Redação

A procura por pilates na Terceira Idade tem crescido muito nos últimos anos, com a população idosa cada vez mais buscando o bem estar físico, funcional e social. “É um método muito indicado que usa seis princípios fundamentais: concentração, controle, centro de força, precisão, respiração e movimentos fluídos. Com a realização do pilates, há melhora na consciência corporal, não gera impacto nas articulações e promove o equilíbrio entre mente e corpo”, diz a fisioterapeuta Melina Silvestre Benini, que há quatro anos vem desenvolvendo esse método com seus pacientes, principalmente da Terceira idade.

Formada em 2003 pela Universidade do Sagrado Coração (USC) de Bauru, a fisioterapeuta Melina atende em seu estúdio onde oferece sessões personalizadas ao paciente idoso individualmente, de acordo com o seu nível de saúde, podendo ser em grupo de até três pessoas. “As sessões promovem reforço muscular, flexibilidade, equilíbrio e relaxamento, por isso são vários os fatores que levam a Terceira Idade a escolher o pilates, dentre elas aumento do equilíbrio, melhorando as atividades do dia a dia; alivia as dores em geral, aumenta a força muscular, a flexibilidade (alongamento) e a mobilidade de todo o corpo”, destaca Melina.

HISTÓRIA – A fisioterapeuta Melina conta que o pilates foi criado durante a 1ª Guerra Mundial, pelo alemão Joseph Pilates. Ele foi internado com outros cidadãos alemães e durante o tempo de recuperação acabou desenvolvendo uma técnica de condicionamento físico. Quase no final do conflito, ele serviu em um hospital onde trabalhou com pacientes incapazes de caminhar. Ele utilizou molas das camas para ajudar os doentes e assim desenvolveu a “peça” principal de seus equipamentos. “Em 1991 foi criado no Brasil o primeiro estúdio de pilates, e de lá para cá a procura tem crescido muito entre a população, principalmente entre os idosos”, finaliza Melina.

MAIS FATORES – Além dos fatores já citados, o pilates contribui para a diminuição do stress, previne lesões, melhora reflexos, aumenta a velocidade de caminhar, melhora o condicionamento físico, diminui a depressão, melhora o alinhamento da coluna vertebral, melhora a postura, previne a osteoporose, trabalha a musculatura profunda, que em outras atividades não são trabalhadas.SERVIÇO – O Estúdio de Pilates Melina Silvestre Benini fica na Rua Tenente Apiaí, 628, no Bairro Alto. Telefones (14) 3731-9644/ 99702-4638 – Avaré/SP. E-mail: melinabenini@gmail.com