AcontecendoEx-vereadora, Vih Cortez se posiciona contrariamente à proibição do ensino sobre gênero nas escolas

A Comarca19 de fevereiro de 20184 min

Ex-vereadora, Vih Cortez se posiciona contrariamente à proibição do ensino sobre gênero nas escolas

Da Redação

Falando por meio de um vídeo postado em uma rede social, a ex-vereadora Vitória Cortez, a Vih, se posicionou contra a proposta de emenda à Lei Orgânica que permitirá, ao município, proibir a adoção de políticas de ensino de questões ligadas à ideologia de gênero, estendendo-se aos termos “gênero” e “orientação sexual”, de autoria do vereador Alessandro Rios e que será votada na noite de hoje, 19.

Segundo Vih, que se chamava Davi e recentemente fez a transição para gênero feminino, “mais uma vez estão se utilizando da política para defender posições religiosas e conservadoras”.

Segundo ela, proibir a discussão sobre questões de gênero na escola seria difundir “valores que nada têm a ver com a sociedade contemporânea. Valores que incitam o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o machismo”.

DIREITO – Ela prossegue afirmando que “…proibir esse debate nas escolas é algo muito precipitado e arbitrário. Não ouviram psicólogos, não ouviram sexólogos, educadores, professores. Não houve audiência pública, esse assunto não foi discutido (junto à população)”.

A ex-vereadora ainda ressalva que o Estado é laico, portanto não pode defender determinados valores religiosos. O Estado garante direito a todos, e é preciso ter conhecimento para que haja respeito.

Em conversa informal com a reportagem, o vereador Barreto do Mercado disse que possivelmente o projeto de Alessandro Rios receba pedido de vistas. Atualmente não existe nenhuma política educacional no município visando o ensino de questões ligadas a gênero em Avaré. Mas a proposta de Alessandro Rios poderá proibir, através da lei orgânica, que o município, em algum momento, implemente tal disciplina ou tema no currículo escolar. Mais informações na edição do Jornal A Comarca que circula nessa semana.