Exclusivo
Poio anuncia desmembramento de secretaria e criação de uma nova
Da Redação
No que depender do prefeito Poio Novaes, a secretarias de Obras, Habitação e Serviços deverá ser desmembrada em janeiro e uma nova será criada. “Isso já está certo. A partir de janeiro as secretarias de Habitação e Obras ficarão juntas e será criada a de Serviços”, declarou o prefeito, em entrevista à Comarca. E ele já tem em mente quem será o titular dessa futura pasta – mas, questionado sobre quem seria nomeado, Poio preferiu o mistério. “Já tenho um nome escolhido e está em minha cabeça, mas ainda não quero falar, pois ainda vou falar com a pessoa”.
Ainda durante a entrevista, Poio Novaes falou da avaliação que está sendo realizada com os secretários municipais. “No primeiro ano não tinha como se realizar uma avaliação porque não tínhamos recursos, era uma situação atípica. Já no início deste ano foram apresentados projetos e, com isso, vou estar realizando uma avaliação, mas isso não quer dizer que haverá trocas”.
Segundo o prefeito, a avaliação que foi enviada para que os secretários se autoavaliem, servirá para detectar como anda o relacionamento entre os chefes das pastas. “Quero saber como anda o relacionamento entre os secretários. É importante que todos estejam unidos e que não haja problemas de relacionamento entre os secretários”. Poio revelou à Comarca que detectou alguns focos de divergências entre alguns secretários municipais. Ele também elogiou o trabalho realizado pelo secretário da Cultura, Gilson Câmara.
RAIO – X – Poio Novaes também falou sobre os problemas que vem enfrentando com o aparelho de Raio-X do Pronto Socorro. Apesar de o equipamento estar quebrado há mais de 5 meses, o chefe do Executivo diz que ninguém ficou sem o exame. “Desafio alguém a apresentar um paciente que ficou sem exame de Raio-X”.
Poio abordou o problema com o atual aparelho de Raio-X do PS. “O aparelho de Raio-X do Pronto Socorro é digital. É um aparelho diferente, que não tem filme, a famosa chapa. O resultado fica no sistema do aparelho ou pode ser copiado em mídias – CD ou pendrive. Houve uma quebra de um componente que está sendo providenciado”.
Como o aparelho é importado, a peça deverá chegar em 6 meses. “Ocorre que o aparelho é importado e a peça, já solicitada, está sendo importada”.
O prefeito disse à Comarca que a Prefeitura irá adquirir um novo equipamento para o Pronto Socorro. “Já estamos providenciando a documentação para compra de um outro aparelho similar. Vai levar cerca de 180 dias para ser adquirido. Estamos na fase de cotação de preços. Depois disso será aberto um processo licitatório. O mais importante é que ninguém está deixando de fazer exame de Raio-X, que estão sendo realizados na Santa Casa”.
Questionado sobre as reclamações devido à falta do aparelho no Pronto Socorro, Poio garante que somente em um momento houve dificuldades: “Há cerca de 2 meses, apenas por algumas horas, o aparelho da Santa Casa também quebrou, mas foi arrumado logo. Nesse período, durante a noite, foi necessário levar pacientes para Arandu, pois as clínicas de Avaré estavam fechadas”, acrescentou.
ALUGUEL – Poio revelou à Comarca que alugou um aparelho de Raio-X para minimizar os problemas do PS. “Alugamos um aparelho que já está funcionando até que o que está lá seja consertado e um novo seja adquirido”.
Segundo informações, o equipamento, que está funcionando desde o último dia 26, é portátil e realiza exames de extremidades e de tórax infantil. Os exames de tórax adulto e de face estão sendo realizados na Santa Casa de Misericórdia. “Quem precisa fazer Raio-X é atendido”.
CRÍTICAS – Poio também falou sobre as críticas que vêm recebendo de alguns vereadores na Câmara Municipal. “São críticas politiqueiras. Tem vereador antecipando a eleição (de 2016). Isso é falta de assunto. Para mim se o vereador não tem pauta, não deve se inscrever para participar da Palavra Livre. O vereador Roberto Araújo só fala que sou coronel e o Ziroldo fala de um corrimão que não foi pintado”, disse. Para Poio, algumas polêmicas estariam atrapalhando a imagem de Avaré junto ao Governo do Estado. “Isso chateia muito a gente”.
Ainda segundo o prefeito, a 49ª Emapa teria sido um sucesso. “Fizeram tantos alardes sobre a Emapa e o evento foi um sucesso. Segundo a Polícia Militar teve apenas três boletins de ocorrência por briga de mulher. A festa foi sucesso tanto de público, como de programação de animais e segurança. A liminar prejudicou um pouco, mas conseguimos dar a volta por cima”.
PRÓXIMO ANO – Para 2015, o chefe do Executivo revelou que o município será beneficiado com diversas melhorias. “Tem muita coisa boa que vai mudar a cara de Avaré em 2015. Segundo a Artesp, a partir de fevereiro terão início as obras de duplicação da SP-255, em Avaré. Irei para Brasília ainda este ano, no Ministério da Previdência cobrar a emissão do nosso Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). Todos os dados foram enviados e quero saber o motivo do nosso certificado ainda não ter sido emitido. Com o CRP, vou buscar verbas para nossa cidade. Ainda teremos várias inaugurações como a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), a instalação do Ambulatório de Especialidades (Ame), entre outros. Vai ter muita coisa boa. Nossa cidade vai mudar para melhor”, finalizou.