Um total de 21 jovens que cumpre medida socioeducativa em centros da Fundação CASA localizados nas cidades de Cerqueira César e Iaras irão participar dos processos seletivos, para o primeiro semestre de 2021, das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza. Por meio da formação técnica e tecnológica, eles almejam a inserção no mercado de trabalho.
São 20 jovens inscritos nos cursos técnicos das Etecs e uma adolescente do CASA feminino Anita Garibaldi que vai tentar vaga no curso superior de tecnologia.
Os candidatos e candidatas são dos centros Cerqueira César, Anita Garibaldi e João Paulo II (os três de Cerqueira) e Rio Novo, Três Rios, Madre Teresa de Calcutá I e II, todos da cidade de Iaras.
O Gerente de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante da Fundação CASA, Wellington Araújo, comenta sobre a participação dos adolescentes nos processos seletivos. “Para qualquer adolescente, ser aprovado em seleção de curso de nível técnico ou superior em instituição pública já é expressivo, o que alcança importância ainda maior quando se trata de adolescentes que tiveram poucas oportunidades em suas vidas. Buscamos despertar o interesse dos jovens para que tenham novas e mais qualificadas oportunidades”, disse.
Assim como ocorreu na última edição do Vestibulinho e do Vestibular, a seleção para o primeiro semestre de 2021 se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.
A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia.