AcontecendoFuturo cemitério será construído no Bairro Terras de São José

A Comarca15 de abril de 20145 min

Futuro cemitério será construído no Bairro Terras de São José

Existe urgência na implantação de uma nova necrópole, já que a atual já excedeu sua capacidade de receber novos jazigos

Da Redação

cemitério

A construção de um futuro cemitério no Bairro Terras de São José deverá, em breve, se tornar realidade. O projeto, que tramitou na Câmara de Avaré e que já está em vias de receber as autorizações ambientais e da Cetesb, foi anunciado pelo prefeito Poio Novaes para os moradores do bairro no início do ano, durante reunião na Prefeitura a respeito da duplicação da SP 255.

Na época, uma série de protestos motivou a mobilização das autoridades em torno das necessidades do bairro. “Estamos viabilizando melhorias para o São José, como pavimentação e melhor infraestrutura; alguns desses benefícios serão através de verbas da própria Prefeitura, outros por meio de emendas parlamentares e convênios”, disse Poio, oportunidade em que ele confirmou a implantação do futuro cemitério.

AVANÇO – O investimento, que prevê desde a compra do terreno, até as licenças ambientais e infraestrutura, correm por conta de uma empresa particular.

De acordo com o prefeito, a Avenida Santa Bárbara, principal via do bairro, dará acesso à nova necrópole, que diferente do atual cemitério, não contará com túmulos perpétuos. “A proposta dessa empresa é implantar o chamado cemitério-jardim. Ao invés de ficarem enterrados no mesmo local para sempre, os restos mortais serão removidos para um ossário permanente depois de três anos”, explica. Cabe à Prefeitura autorizar a instalação do futuro cemitério, cujo projeto é considerado um avanço.

PRAZO – No entanto, não há uma previsão de prazo para a inauguração do cemitério. “Existe uma documentação em tramitação na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb)”, ressalta o prefeito. Para a Prefeitura, existe urgência na implantação do novo cemitério, já que no atual já excedeu sua capacidade.

CRÍTICAS – O local tem sido alvo frequente de denúncias na imprensa, além de receber duras críticas da população avareense. O principal problema está na construção de túmulos em locais supostamente inadequados, o que estaria interferindo na arquitetura e prejudicando a mobilidade.

Devido à falta de espaço, novos jazigos são edificados em calçadas e também nas ruas existentes dentro da necrópole. “Acho isso uma grande falta de respeito. Pagamos impostos a vida inteira e não temos nem onde enterrar nossos entes queridos”, reclama dona Edith de Paula.

Outras pessoas que frequentam o espaço também desejam uma explicação da Prefeitura em relação ao problema. “Por quanto tempo teremos que suportar isso? Faz anos que ouvimos falar de um novo cemitério, mas até agora nada”, comentou o munícipe João Carlos Rodrigues.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *