AcontecendoGAADC de Avaré oferece atividades lúdicas e esportivas para crianças e adolescentes

A Comarca8 de junho de 20186 min

GAADC de Avaré oferece atividades lúdicas e esportivas para crianças e adolescentes

Da Redação

Com sete anos de história o Grupo de Assistência ao Adolescente e Desenvolvimento da Criança (GAADC) de Avaré, atende cerca de 50 alunos em situação de vulnerabilidade financeira. A associação não conta com repasses da Prefeitura e se mantém com o apoio da comunidade, comércio, empresários, e apresenta o serviço de tele atendimento e voluntários parceiros.

Formado por cerca de dez funcionários, o Grupo oferece aulas de judô e de libras, danças como o hip hop, acompanhamento psicológico e apoio de assistente social. “A iniciativa do GAADC é prestar apoio a crianças de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade, para que sejam inclusas na sociedade e tenham acesso a diferentes atividades”- declarou a presidente do grupo, Mara Martins.

ATIVIDADES – O GAADC funciona de segunda à sexta-feira e conta com atividades diárias direcionadas aos alunos, para que possam explorar a capacidade de relacionamento, interação e aprendizado pedagógico. “Muitas crianças chegam da escola e ficam sozinhas, então o Grupo apresenta atividades para agregar conhecimento”- frisou Mara.

O compromisso do grupo está em oferecer oportunidades para as crianças explorarem o conhecimento, as atividades esportivas, pois nem todas as famílias têm condições de arcarem com os custos de aulas particulares e ainda fortalecer o vínculo com a sociedade. “Nós tentamos abrir a mente da criança, através de uma maneira bem lúdica, colocando regras para que elas possam aprender e também terem responsabilidade”, descreveu Mara.

De acordo com a assistente social, Letícia Emolo, o objetivo do grupo é integrar crianças carentes, portanto é feito uma triagem para avaliar a condição financeira, a relação com os pais, dando valor à inclusão social conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O GAADC não conta com repasses da Prefeitura, mas o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também entra em contato com a instituição, a fim de suprir as demandas referentes à inclusão social.

O grupo realiza atendimentos diários e mantém o funcionamento no período de férias escolares, mesmo com uma demanda menor de crianças. Ainda segundo a presidente do GAADC, os alunos participam de projetos junto à Secretaria Municipal de Esportes, através do apoio do secretário Leonardo Ripoli.

SATISFAÇÃO – Para a presidente do GAADC, auxiliar as crianças no desenvolvimento infantil, bem como permitir o acesso a atividades esportivas e lúdicas é um prazer para a equipe. “Às vezes recebemos visitas de alunos que eram atendidos pelo grupo. Hoje eles estão casados, com filhos, trabalham em empregos fixos, e isso é muito gratificante e nos faz pensar que o nosso trabalho dá certo”, relatou Mara com brilho nos olhos.

A professora de Libras, Elisabeth Santos, pontuou a importância dos alunos mostrarem interesse pelas atividades, bem como o desenvolvimento lúdico. “Nós percebemos que os alunos do GAADC querem aprender, eles prestam atenção nas aulas, respeitam aos professores e nós percebemos que é importante o nosso trabalho”, relatou a educadora.

SERVIÇO – O GAADC está localizado na Rua Amazonas, 1319, no centro de Avaré. Informações sobre o Grupo podem ser consultadas no telefone: (14) 3732-6538.