O Grupo de Assistência ao Adolescente e Desenvolvimento da Criança (GAADC), atuando em Avaré desde 2011 com assistência a crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social, se tornou órgão de utilidade pública na última segunda-feira, 13.
O feito se deu através do projeto de lei 100/2021 de autoria da vereadora Ana Paula do Conselho (Republicanos), que foi aprovado por unanimidade na última sessão de Câmara. Segundo a vereadora, “o GAADC se enquadra nas exigências das leis específicas, em relação à sua finalidade da defesa de direitos sociais”.
Mara Martins e Érica Alves, respectivamente presidente e voluntária no GAADC, agradeceram a vereadora Ana Paula pelo projeto apresentado. Érica disse que já está providenciando os documentos para pedir que o GAADC se torne também uma entidade de utilidade pública estadual.
Para a presidente Mara Martins, auxiliar as crianças no desenvolvimento infantil, bem como permitir o acesso a atividades esportivas e lúdicas é um prazer para a equipe. “Às vezes recebemos visitas de alunos que eram atendidos pelo grupo. Hoje eles estão casados, com filhos, trabalham em empregos fixos, e isso é muito gratificante e nos faz pensar que o nosso trabalho dá certo”, relatou Mara.
A ENTIDADE – Com dez anos de história o GAADC de Avaré atende mais de 50 alunos em situação de vulnerabilidade financeira. A associação não conta com repasses da prefeitura e se mantém com o apoio da comunidade, comércio, empresários e apresenta o serviço de teleatendimento e voluntários parceiros.
Atualmente com cerca de dez funcionários, o grupo oferece aulas de judô e de libras, danças como o Hip Hop, acompanhamento psicológico e apoio de assistente social. “A iniciativa do GAADC é prestar apoio a crianças de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade, para que sejam inclusas na sociedade e tenham acesso a diferentes atividades”, declarou a presidente Mara Martins.
O GAADC funciona de segunda à sexta-feira e conta com atividades diárias direcionadas aos alunos, para que possam explorar a capacidade de relacionamento, interação e aprendizado pedagógico. “Muitas crianças chegam da escola e ficam sozinhas, então o grupo apresenta atividades para agregar conhecimento”, frisou Mara.
O compromisso do grupo está em oferecer oportunidades para as crianças explorarem o conhecimento, as atividades esportivas, pois nem todas as famílias têm condições de arcarem com os custos de aulas particulares e ainda fortalecer o vínculo com a sociedade. “Nós tentamos abrir a mente da criança, através de uma maneira bem lúdica, colocando regras para que elas possam aprender e também terem responsabilidade”, descreveu Mara.
O GAADC está localizado na Rua Amazonas, 1319. Informações sobre o grupo através do telefone: (14) 3732-6538.