O governo de São Paulo se reuniu na tarde desta terça-feira (2) com prefeitos dos municípios para “avaliar a temperatura” para adoção de medidas mais restritivas em todo o estado para conter a Covid-19.
Entre as ações propostas, estão a classificação de todo o estado na fase vermelha por 14 dias e um toque de restrição com início mais cedo, a partir das 20h ou 21h.
Houve consenso durante o evento de que, se o estado decretar restrições mais severas, os municípios irão cumpri-las. Prefeitos de 617 cidades paulistas participaram do encontro.
Haverá outra reunião para continuar a discussão nesta quarta (3).
Atualmente, seis das 17 regiões do estado estão classificadas na fase vermelha e o toque de restrição vai das 23h às 5h.
“Nós temos a compressão que o momento agudo da pandemia só será superado com união das ações, não somente com decisões do centro de contingência e as medidas que devem ser tomadas, mas com participação das prefeituras”, disse Marco Vinholi, secretário do Desenvolvimento Regional, durante o encontro. “A situação piorou da última sexta-feira pra cá. Tivemos uma piora em todos os indicadores”.
Um documento da APM (Associação Paulista de Municípios), que representa os municípios do estado, pede que o Centro de Contingência da Covid-19 adote ações “rápidas e concretas para frear esse avanço da contaminação em massa da nova variante da Covid-19 em nosso estado”.
O órgão disse que irá as medidas de combate à pandemia adotadas pelo governo.
Até esta terça, 2.054.867 casos e 60.014 mortes por Covid-19 foram confirmados em São Paulo.
(*Com informações de Anna Satie e Carolina Figueiredo, da CNN em São Paulo)