AcontecendoGoverno do Estado qualifica mais de mil reeducandos em SP

A Comarca28 de julho de 20184 min

Governo do Estado qualifica mais de mil reeducandos em SP

Da Redação
Com Assessoria

Em julho, 61 escolas públicas ganham novo visual.  A tarefa é realizada por 1.550 reeducandos do regime semiaberto de 49 presídios, que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio de programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos.

Nesta etapa serão contemplados 41 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado, sendo pintadas escolas estaduais, municipais e escolas técnicas estaduais.

Essa ação é uma parceria entre a SDECTI, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e secretarias municipais de educação. Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de práticas.

As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.

A ação, iniciada em 2016, já qualificou 27.115 reeducandos e contemplou 210 escolas (números já incluindo as escolas que estão sendo pintadas neste mês) e outros 290 equipamentos públicos, entre eles, hospitais.

Na região noroeste do Estado, 475 reeducandos estão participando da reforma de 18 escolas públicas.

AVARÉ – Em Avaré o trabalho foi desenvolvido na Etec Fausto Mazzola, com a participação de vinte e cinco reeducandos, sendo um programa que integra o Via Rápido Expresso, programa do Governo do Estado de qualificação profissional de presos em regime semiaberto.

Ainda voluntários do Centro de Ressocialização de Avaré realizaram trabalho na Escola Municipal Zainy Zequi, próximo ao Jardim Europa I.

Reeducandos da Penitenciária Orlando Brando Filinto, de Iaras, realizaram a pintura na Escola Municipal Prof. Zely Meira, de Cerqueira César, e os reeducandos da Penitenciária de Itaí, Cabo PM Marcelo Pires da Silva participaram da revitalização da Escola Municipal Elza Aparecida Gagliari Rolim.