AcontecendoHotéis de Avaré se organizam para apoiar a ABQM

A Comarca21 de março de 20188 min

Hotéis de Avaré se organizam para apoiar a ABQM

Fazendo parte do grupo Amigos da EMAPA, hotéis locais estão se mobilizando para incentivar a permanência dos eventos da associação quartista em Avaré

Da Redação

Movimento que vem se fortalecendo a cada dia, a Associação Amigos da EMAPA, criado para apoiar a permanência dos eventos da Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) em Avaré, está contando com a importante participação de representantes dos hotéis da cidade.
Organizados, os hotéis têm se reunido para definir estratégias de apoio à entidade quartista em Avaré. Além dos hotéis da cidade, o grupo já conta com hospedarias, pousadas e hotéis de lazer na beira da Represa, todos imbuídos da mesma intenção de se colocar à disposição da ABQM.
A ação é histórica e mostra uma união inédita no segmento. Pelo menos duas reuniões já ocorreram, e contaram com as presenças de representantes dos hotéis: Estância Avaré Hotel, Acquaville, Península, Villarejo, Ibiquá Eco Resort, Rio Novo, Berro D’Água, Avaré Plaza Hotel, das pousadas Avaré, Paraíso, San Cayetano e Cabana, além dos hotéis da rede Villa Verde: Apart Hotel, Casa Amarela, La Dolce Villa e Villa Verde.
QUASE DOIS MIL LEITOS – Somados todos os hotéis e pousadas (total de 20), Avaré possui 1941 leitos disponíveis, distribuídos em 688 apartamentos – volume de capacidade bem superior à capacidade de Araçatuba, cidade que vem pleiteando receber os eventos quartistas.
Além disso, a soma não leva em consideração os leitos oferecidos pelos motéis da cidade, e nem o de cidades vizinhas, como Itaí, Cerqueira César ou Águas de Santa Bárbara.
Para atender a algumas reivindicações dos quartistas, alguns hotéis da Represa, com o perfil de lazer, estão também trabalhando com diárias em alguns períodos para otimizar atendimento a esse público.
O que os hotéis pretendem divulgar junto aos quartistas é que cada hotel possui uma política de hospedagem diferente, de acordo com seu perfil, localização, tipo de apartamento e números de leitos. Segundo um dos empresários ouvidos, a questão da flutuação das tarifas é normal em períodos de temporada. “Dar preferência a quem fecha pacotes em detrimento daquele cliente que procura somente uma diária é algo que compete à política comercial de cada hotel. Mas estamos dispostos a flexibilizar em algum período, para garantir o melhor atendimento à ABQM”, afirma.
TARIFAS – Em épocas de feriados prolongados, os hotéis de lazer trabalham com pacotes com mínimo de dias, variando entre 2 a 3 dias nos fins de semana. Já os hotéis executivos da cidade não trabalham com pacotes de diárias. Uma das representantes dos hotéis disse que não corresponde à realidade dizer que os hotéis seriam os “vilões” de uma eventual saída da ABQM de Avaré. “Todos oferecemos o melhor atendimento possível, e a flutuação das tarifas segue regras de mercado que são aplicadas em qualquer lugar do mundo, assim como ocorre em épocas de feriados prolongados, Carnaval em Salvador, Fórmula 1 em SP, Natal em Nova York… os eventos que envolvem a ABQM, pela grandeza de público, é considerado como uma grande temporada para a cidade.
BANHEIROS – A prova de que a questão dos hotéis pode ser considerada “periférica”, isto é, o assunto hotel não é o fator principal para inviabilizar a permanência da ABQM em Avaré, é o fato de que, um grupo intitulado AMIGOS DO EMAPA, está construindo banheiros no Parque de Exposições, afim de melhorar a infraestrutura do Parque, que atenderá os eventos da ABQM e tantos outros que venham a procurar Avaré para sediar eventos. “A preocupação da ABQM é com relação a infraestrutura do Parque, a falta de banheiros. E não aos hotéis, esse é um assunto superado.” disse o gerente de um hotel na Represa. “Mesmo assim, é importante essa união em prol dos eventos em geral e, logicamente, dos eventos ABQM. Para tanto estamos agindo de forma aberta ao diálogo, com transparência e até colaborando financeiramente com os amigos da EMAPA, para a construção dos banheiros”, diz.
Eles planejam outras ações, visando divulgar mais o trabalho do grupo. “Somos fonte de receitas para a Prefeitura através de nossos impostos, geramos emprego e colaboramos com o fortalecimento do Turismo de Avaré. Se a nossa cidade hoje é uma Estância, sempre pode contar com os hotéis, da mesma forma que a ABQM, que vamos continuar oferecendo todo o apoio e sempre estaremos abertos ao diálogo”. (foto: representantes dos hotéis, durante a reunião)