I Fórum de Futsal e Futebol reúne mais de 80 esportistas em Avaré
Entre os palestrantes destacam-se a participação do ex-atleta da seleção Argentina de Futsal, o professor especialista Martin Enriquez, Eliel Calazans da Unicamp, Wally Mendonça e Amauri Maroto
Da Redação
As Faculdades Integradas Regionais de Avaré (Fira) promoveram, juntamente com os professores Alex Pereira e Amauri Maroto, o 1º Fórum Esportivo de Futsal e Futebol entre os dias 7 e 9 de novembro. O evento contou com a presença de palestrantes renomados como Martin Enriquez, Eliel Calazans, Wally Mendonça e Amauri Maroto.
A abertura do evento ocorreu no último dia 7 no anfiteatro da Fira e contou com a presença da coordenadora do curso de Educação Física da Fundação Regional Educacional de Avaré (Frea), Mariza Cortez, e do secretário de Esportes Clayton Macário, além dos professores Alex Pereira e Amauri Maroto, responsáveis pela organização do Fórum.
Logo após a abertura, os cerca de 80 esportistas e alunos da Frea, como também os convidados, puderam acompanhar as primeiras palestras que foram ministradas pelo professor Adriano, ex-treinador da unidade da escolinha de futebol do Santos que abordou o tema futebol nas escolinhas no processo de formação, e Gilson, integrante da escolinha do Internacional de Avaré que compartilhou sua experiência no futebol. Na sequência, ocorreu a palestra com a especialista em nutrição esportiva Viviane Benini.
O Fórum contou ainda com os palestrantes Amauri Maroto, que falou sobre a avaliação física no futsal e futebol, o mestrando Eliel Calazans, da Unicamp, que falou sobre a importância de se desenvolver uma metodologia significativa no processo de formação de atletas nas categorias de base, como também de Wally Mendonça, que ministrou o curso sobre visão periférica no esporte.
O evento também contou com a palestra do professor especialista Martin Enriquez, que falou sobre a preparação física no futsal através dos jogos. As palestras foram realizadas na Frea e as aulas práticas foram desenvolvidas no clube do Centro Avareense, “que foi um dos principais parceiros do evento e com certeza um dos grandes responsáveis pelo sucesso”, avaliou Alex Pereira.
O professor destacou ainda que o objetivo do Fórum foi alcançado. “O objetivo foi discutir questões voltadas ao processo metodológico para formação do jogador inteligente no futsal e no futebol, preparação física e o mercado de trabalho. Minha avaliação é que foi um sucesso”. “Agradeço a todos que colaboraram para a realização deste evento”, finalizou o organizador.