Acontecendo“Invocação” de espíritos em escolas preocupa pais de alunos

A Comarca22 de junho de 20154 min

“Invocação” de espíritos em escolas preocupa pais de alunos

Da Redação

1

Uma brincadeira que viralizou nas redes sociais nos últimos meses vem preocupando pais de alunos de Avaré. Trata-se do “Charlie, Charlie”, brincadeira de “invocar espíritos”, que atraiu a atenção de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Na cidade, os casos foram registrados em diversas escolas do ensino fundamental e médio. De acordo com informações colhidas com alunos, as “invocações” ocorreram, em sua maioria, nos banheiros das escolas e nos pátios.

A brincadeira, supostamente paranormal, consiste em colocar um lápis sobre o outro em formato de cruz com um papel escrito “Sim” e “Não”. Em seguida, é preciso dizer “Charlie, Charlie, você está aí?”, e esperar que o lápis se mova, respondendo a pergunta.

De acordo com relatos de crianças do ensino fundamental, a preferência pelo banheiro tem o objetivo de evitar “tragédias”, já que em locais abertos, o “risco” de possessão seria maior.

Já adolescentes com idades entre 12 e 17 anos destacaram que participaram das brincadeiras apenas por diversão e para publicar fotos e vídeos nas redes sociais, assim como “todo mundo” vinha fazendo.

Porém, também através das redes sociais, pais ficaram preocupados com tal atitude. Alguns por crerem que a invocação de espíritos é perigosa para as crianças, outros por acreditarem que o viral poderia prejudicar o andamento escolar, já que muitos alunos estariam se evadindo das aulas para participar da brincadeira.

Procuradas pela Comarca, a dirigente regional de ensino, Lucimeire Gomes, responsável pelas escolas estaduais em Avaré, e a secretária da Educação, Lucia Lellis, confirmaram que a brincadeira foi registrada em unidades escolares da cidade. No entanto, ambas disseram que as ações não comprometeram nenhuma atividade escolar. “As questões foram trabalhadas dentro das próprias escolas e rapidamente os alunos perderam o interesse”, explicou Lucimeire.

ESPÍRITO PUBLICITÁRIO

Após a repercussão mundial no final de maio, foi divulgado que o viral não passou de uma estratégia publicitária para divulgar o filme “A Forca”, produzido pela mesma produtora de “Atividade Paranormal” e “Sobrenatural”.

O longa narra a história de Charlie, um garoto que morreu em um colégio. A estreia mundial do filme está prevista para 30 de julho. Confira abaixo o trailer do filme que inspirou a brincadeira.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *