Mais de 130 casos de Dengue são confirmados em Avaré
Número é o maior registrado nos últimos dez anos no município, segundo Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo
Da Redação
Os casos de Dengue continuam crescendo em Avaré. Na quinta-feira, 9, a Prefeitura confirmou 132 casos, dos quais 92 são autóctones e outros 40 importados. Existem ainda 51 pacientes aguardando resultado e outros 39 casos deram negativo.
Esta é a primeira vez que o município registra um aumento exponencial da doença nos últimos 10 anos.
Em 2005 e 2006, Avaré não registrou nenhum caso de Dengue. Em 2007, apenas um caso foi registrado. Nos dois anos seguintes, 2008 e 2009, novamente nenhum registro de Dengue foi confirmado.
Em 2010, o município registrou 9 casos autóctones; em 2011, foram 4 casos autóctones e 1 importado. No ano seguinte houve apenas a confirmação de dois casos importados.
Em 2013, a situação de Avaré com relação à doença continuava tranquila. O município contabilizou apenas 4 casos (dois autóctones e 2 importados). No ano passado foram 6 confirmações, das quais 3 foram contraídas em Avaré e outras 3 importadas.
Os dados estão disponíveis no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que mantém registros de Dengue no estado desde 2000.
MAIOR INCIDÊNCIA – De acordo com pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abril é historicamente o mês com maior incidência com casos de Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O aumento pode ter ligação com a quantidade de chuvas.
MUTIRÃO – Para conter a proliferação do mosquito transmissor, a Prefeitura de Avaré, com o reforço de 50 atiradores do Tiro de Guerra, realiza no sábado, 11, um mutirão nos bairros Vila Martins I, II, III e Santana, das 8 às 16 horas.
A ação, que terá sua concentração na EMEB Professor Flávio Nascimento, contará com equipes da Vigilância Sanitária de Avaré e também da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).