Na segunda-feira, 20, o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Eduvale uniu saúde animal, conhecimento prático e responsabilidade social ao promover uma ação destinada à castração gratuita de cães pertencentes à ONGs de Avaré.
Com a orientação das professoras e médicas veterinárias Dras. Laíza Camargo, Alessandra Dhom, Patricia Galvão e Fernanda Saules, os universitários do 6° período participaram dos processos de anestesia inalatória e orquiectomia (procedimento que consiste na retirada dos dois testículos do cachorro).
A ação foi autorizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e todos os procedimentos foram realizados dentro das normas e padrões técnicos exigidos pelas normas legais.
Os animais foram selecionados previamente e passaram por exames pré-operatórios a fim de garantir a segurança. “Esta é uma operação simples e recorrente na profissão do médico veterinário, então é fundamental que nossos alunos saiam da graduação seguros para executá-la. Durante a atividade, os futuros médicos veterinários aprenderam técnicas de paramentação, conheceram quais equipamentos são necessários para a cirurgia e todo o passo a passo da cirurgia desde os exames físicos iniciais, anestesia, incisão até a sutura”, ressaltou a Dra. Laíza.
A castração é um procedimento cirúrgico e sua necessidade deve ser avaliada por um profissional da área. O método é recomendado para evitar procriação e gravidez psicológica, melhorias comportamentais, diminuição das chances de fuga e brigas com outros animais, aumentar a expectativa de vida e evitar doenças como piometra, pseudociese, cistos ovarianos e hiperplasia prostática.