AcontecendoMesmo em liberdade, ex-prefeito Joselyr ainda tem processos pendentes de sentença

A Comarca25 de março de 20195 min

Da Redação

O ex-prefeito de Avaré Joselyr Benedito Silvestre, de 67 anos, conseguiu liberdade condicional na justiça esta semana através de decisão do Departamento Estadual de Execução Criminal de Bauru (Decrim). A juíza Renata Biagioni destacou em sua decisão o estado de saúde do ex-prefeito Joselyr e fez exigências para que ele consiga um emprego em até três meses, além de não poder frequentar bares, boates casas de jogos e ter que estar em casa entre 22 e 6 horas.

Falando à imprensa sobre a decisão, o advogado de defesa João Silvestre Sobrinho, que é irmão do ex-prefeito Joselyr, considerou a decisão justa, mas ressaltou que ela tenha demorado a sair. Quanto à questão do ex-prefeito ter que trabalhar, o advogado declarou que Joselyr “não deve trabalhar porque o estado de saúde dele não permite, já que ele tem problemas cardíacos, ortopédicos e vasculares”.

A PRISÃO – O ex-prefeito teve sua prisão decretada em fevereiro de 2016, pelo supremo Tribunal Federal (STF), por crime contra a administração pública. Ele ficou preso até dezembro do mesmo ano no Centro de Ressocialização (CR), mas passou por uma cirurgia no coração e, desde então, cumpria prisão domiciliar.

CASSADO – Não é a primeira vez que o patriarca da família Joselyr enfrenta situações no mínimo controversas. Um de seus casos mais famosos ocorreu em agosto de 2008, quando era prefeito e teve o mandato cassado pela Câmara e se tornou inelegível por três anos. No entanto, ele concorreu às eleições de 2008 amparado por um recurso e teve mais de 60% dos votos, mas depois teve a diplomação negada pelo STF e quem assumiu a prefeitura na época foi o vice-prefeito, Rogélio Barchetti.

MAIS PROCESSOS – Segundo o advogado João  Silvestre, o ex-prefeito Joselyr respondia ao todo por mais de 20 processos-crimes, dos quais 13 ele já foi absolvido e oito ainda estão em tramitação. Desses oito, quatro estão em tramitação sem sentença, dois estão no Tribunal de Justiça aguardando recurso e em outros dois Joselyr foi condenado e a defesa entrou com recurso no STJ e está aguardando decisão. “Quanto à liberdade condicional, Joselyr já cumpriu metade da pena e por isso obteve o benefício a que todo preso tem direito. Ele já foi absolvido em mais de cinqüenta por cento dos processos, todos com seus méritos analisados pelo STF”, concluiu.