AcontecendoMoradores denunciam trânsito perigoso de buggies e quadriciclos

A Comarca6 de novembro de 20145 min

Moradores denunciam trânsito perigoso de buggies e quadriciclos

Nos dois lados da Represa Jurumirim, proprietários de casas de veraneio têm reclamado do risco oferecido pelo intenso movimento de veículos na beira da água nos finais de semana

Da Redação

Quadriciclo represa (6)

Apesar de vários boletins de ocorrência registrados na Polícia Militar e das constantes reclamações de frequentadores da Represa Jurumirim, até o momento nenhuma providência tem sido adotada para coibir o intenso trânsito de buggies, motos e quadriciclos na orla da praia.

A movimentação de veículos automotores, muitas vezes conduzidos por menores ou por pessoas não habilitadas, tem sido há anos denunciada junto ao policiamento local. No ano passado a TV Tem, emissora da Rede Globo, fez uma ampla reportagem sobre o assunto flagrando várias situações de risco e menores conduzindo quadriciclos, entre outras infrações.

O baixo nível da Represa abriu enormes faixas de areia na beira da água e vários trechos localizados entre as propriedades Pontão do Remanso, Ponta dos Cambarás e outras localidades se tornaram pistas de intenso trânsito de vários tipos de veículos.

O problema é que vários abusos têm sido registrados, como alta velocidade e até risco a pedestres, entre eles crianças, pessoas idosas e mulheres, além de turistas que buscam a Represa como local de descanso e tranquilidade.

Na maioria das vezes, os veículos são pilotados por menores de idade, e até mesmo crianças. Para quem vive no local, o maior medo é que algum morador acabe atropelado. Muitos afirmam que ficam impossibilitados de descer até a água com a família e amigos, já que o trânsito de quadriciclos e buggies em alta velocidade no local é constante (ver texto nessa página).

Também existe um temor de que os motoristas dos quadriciclos sofram algum acidente grave, já que muitas vezes o veículo é utilizado por duas ou três pessoas ao mesmo tempo.

REGULAMENTAÇÃO – Vale destacar que de, acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o quadriciclo é um veículo automotor. Para ser utilizado, os pilotos devem seguir a legislação.
A primeira coisa a ser destacada é que apenas maiores de 18 anos e que possuam a CNH na categoria “B” ou superior podem pilotar o veículo. Possuir apenas a categoria “A” será considerada infração de trânsito.

Também é preciso destacar a obrigatoriedade do uso de capacete para quem pilota ou está na garupa do quadriciclo. O veículo deve também estar com o licenciamento e IPVA em dia. Se essas normas não forem cumpridas, o quadriciclo pode ser apreendido pela Polícia Militar e o piloto será multado.
Já no caso de veículos pilotados por menores, além da apreensão do veículo, os pais ou responsáveis serão conduzidos, junto com o adolescente, até a delegacia.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *