Faleceu na terça-feira, 30 de julho, aos 73 anos de idade, o advogado e jornalista João Batista Maenaka. Ele atuou na imprensa regional no princípio dos anos 1970, quando fez parte da redação do jornal “O Avaré” e era correspondente da Agência Estado na região.
Natural de Avaré, onde nasceu em 12 de junho de 1951, Maenaka elegeu-se vereador aos 21 anos, em 1972, pela Arena, tendo sido um dos mais jovens a conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Avaré. No biênio 75/76 foi o primeiro secretário do Legislativo, tendo na época pedido à Ordem dos Advogados do Brasil a criação da sub-secção de Avaré.
Irmão do jornalista Nelson Maenaka, um dos bons repórteres da Folha de S. Paulo, Maenaka cursou Direito e atuou na advocacia, embora tenha atuado no setor público, quando foi secretário municipal de Turismo, nomeado em 2005 no segundo mandato do ex-prefeito Joselyr Silvestre.
Deixa Beatriz Kurmann (esposa), Yohanna, Anuska, Ana Maria e Teresa (filhas). Seu corpo foi velado no Velório Municipal Auta C. Henneberg, sendo sepultado na manhã desta quarta-feira (31) na Necrópole Municipal. A Câmara Municipal decretou luto por três dias.