Circulação
Avaré, Arandu,
Águas de Santa Bárbara,
Cerqueira César,
Iaras, Itaí, Manduri,
Paranapanema,
Piraju e Óleo
Logo-Jornal a Comarca

28

Assinatura-Jornal a Comarca
Logo-Jornal a Comarca

Hoje é sexta-feira , 14 de dezembro de 2018 - Avaré - SP

relogio

Mudança da ABQM para Londrina gera prejuízos a curto e médio prazos para Avaré

Da Redação

A polêmica mudança do evento Campeonato Nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) de Avaré para Londrina, em função de decisão liminar da Justiça local que proíbe a realização da Prova do Laço pela entidade, já começa a gerar repercussões econômicas negativas no município.
Empresários ouvidos pela Comarca alegam que o movimento trazido pelos eventos da ABQM “gerava um fluxo de caixa positivo, arrecadava impostos e favorecia o fortalecimento da economia local”.
O cancelamento do evento afeta diretamente não só diversas empresas, mas também a mão de obra que atende os eventos da ABQM, como empresas de segurança, serviços gerais, limpeza, veterinária, cuidadores, manutenção, mídia, entre outros. A estimativa é que pelo menos quinhentos funcionários diretos, indiretos ou terceirizados tenham sido prejudicados pelo cancelamento da festa.
INCREMENTO – Da mesma forma, empresas hoteleiras estão revendo seus investimentos e também o seu fluxo de caixa para julho em função da ausência do evento, que sempre lotava os hotéis e gerava notável incremento na renda desse segmento.
Supermercados, açougues, postos de gasolina, empresas de ração e de insumos agrícolas, também entra na lista dos prejudicados. Isso sem falar nas faculdades de agronomia, que faziam parcerias no evento para estágio de seus alunos.
Nessa equação também deve figurar a própria Prefeitura, que tem muito a perder com a mudança do evento de local. Na ponta do lápis, mais vendas no comércio geram maior receita de impostos para a Prefeitura que – sem o Campeonato Nacional em julho – também tem sua arrecadação fortemente prejudicada.
IMAGEM PREJUDICADA – Outro prejuízo importante se refere diretamente à questão da valorização da imagem da cidade como referência para eventos agropecuários. Os eventos da ABQM movimentam uma mídia que se insere em todo o Brasil, o que divulgava fortemente o nome de Avaré, e com a ida do Campeonato para Londrina, o município perde essa valorização de sua imagem.

O temor da perda dos eventos da ABQM motivou, recentemente, a criação do grupo “Amigos da Emapa”, formado por associados, empresários e Associação Comercial, com o intuito de apoiar a ABQM, resultando em várias ações, como a construção de banheiros, entre outras. “Não estamos deitados em berço esplêndido e temos tomado ações para não permitir que os demais eventos, seja da ABQM ou de outras entidades, deixem a cidade”, diz um empresário participante das iniciativas.
Mas o grande temor é que a saída do evento da ABQM de Avaré – que é uma grande vitrine do segmento eqüestre – atinja diretamente a imagem da cidade como Capital Nacional do Cavalo, título que há décadas vem sendo cultivado pelo município. Com tal liminar restritiva, o medo de empresários e trabalhadores da cidade é que outras entidades do meio eqüestre sigam o caminho da ABQM, se mudando para outras cidades, prejudicando definitivamente o município e sua população.
INCAPACIDADE – Membro eleito do Conselho de Administração da ABQM, Regis Frati, por meio de aplicativo de mensagens, deu sua opinião sobre a mudança de local do Campeonato Nacional: “A razão principal foi determinada pela Justiça baseada na cidade, ao proibir as provas de Laço. A razão secundária, mas não menos importante, foi a incapacidade do Poder Público, dos empresários e dos criadores de equinos da cidade (a exceção de raríssimos abnegados), não conseguirem se articular para sensibilizar o Ministério Público e a Justiça, de que essa decisão judicial, se era ruim para a ABQM, seria péssima para a economia do município, para o empresariado, principalmente do setor de serviços, e até para os empregos eventuais gerados diretamente pelo evento”

Topo Voltar
Jornal A Comarca
Quer Falar com o Jornal A Comarca?

Endereço: Avenida Gilberto Filgueiras, 1402 - Avaré - SP
Cep: 18706-240

e-mail:
redacao@jornalacomarca.com.br
j.acomarca@terra.com.br
comercial@jornalacomarca.com.br

Telefones do Jornal A Comarca (14) 3733-2023 / 3733-2633

Desenvolvido por: Junqui Net