AcontecendoMunícipe alerta sobre golpe do protesto de títulos

A Comarca2 de fevereiro de 20184 min

Munícipe alerta sobre golpe do protesto de títulos

Da Redação

Um leitor relatou à reportagem da Comarca que foi vítima de uma tentativa do chamado “golpe do título protestado”, em que um estelionatário entra em contato com a vítima se passando por um funcionário de uma agência de cobrança e informa que a dívida dele está prestes a ser protestada. Durante a abordagem, o suposto negociante solicita um prazo e data para o pagamento.

O GOLPE- Conforme relatado pelo leitor, o golpista solicita dados pessoais, nome da empresa, CNPJ e passa um contato, para que a vítima ligue em outra agência, confira o valor dos débitos e esclareça dúvidas. “Quando me ligaram, entrei em contato com a falsa agência e na hora me pediram o nome da minha empresa, mas se fosse verdade eles não pediriam informações, pois as empresas de cobrança, normalmente já dispõem desses dados”, alertou o munícipe.

Ainda segundo o denunciante, os supostos negociantes pedem depósitos no dia do contato e fazem ligações para verificar se o pagamento já foi efetuado. “Eles são insistentes, precisa ter muito cuidado”, finalizou o denunciante.  O leito informou à reportagem que outra pessoa conhecida dele, também recebeu as ligações, mas também não caiu no golpe.

PREOCAUÇÕES- De acordo com o investigador da Delegacia de Polícia Civil de Avaré, Ricardo Martins, além do golpe de título de protesto, no município a população, principalmente idosos, vêm sendo alvo de criminosos que fingem serem vendedores. “Os suspeitos pedem documentos das vítimas e passam a fazer compras no nome delas, e ainda têm muitos casos do popular golpe de bilhete”.  O investigador ressalta que orientações são feitas aos idosos e à população, mas os casos de estelionato ocorrem com frequência em Avaré.

ALERTA – Em nota enviada à imprensa, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), alertou que os cartórios de protesto não entram em contato via email, cobranças não são emitidas online ou por correspondência. Os títulos protestados podem ser quitados diretamente no cartório, em boletos entregues em mãos ao devedor.