Materiais recolhidos no Horto Municipal “Neto Guazzelli” durante o Dia Mundial da Limpeza foram destinados para a reciclagem ou encaminhados ao Aterro Sanitário conforme a característica do resíduo.
A ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no último dia 16 contou com a participação de moradores, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Colônia Espírita Fraternidade, Suma Brasil, Quebec Ambiental e Sabesp.
Representantes das entidades orientaram os participantes sobre a melhor gestão no manejo dos resíduos sólidos domésticos recicláveis e orgânicos durante a abertura do evento.
O ponto alto foi o arrastão ecológico que coletou resíduos dispostos de forma indevida nas imediações do Horto Florestal, um dos cartões-postais da Estância Turística de Avaré.
O evento contribuiu para a divulgação das metas “Consumo e Produção Responsável” que integram os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão de Resíduos Sólidos” do Programa Município VerdeAzul (PMVA), ao qual Avaré é filiado.
NOVO EVENTO – Um novo evento similar está agendado para domingo, dia 24, às 9h00, também no Horto Municipal em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza dos Rios e Praias.
Na nova ação serão utilizados caiques para realização de fisgação e recolhimento de resíduos sólidos no lago. Haverá participação do 5123/SP – Grupo de Escoteiros do Mar “Paraná” de Avaré. A organização está a cargo da Comissão de Direito Ambiental da 67ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Avaré.