Na rede social, além de elogiar Joselyr, Fernando Peixoto seguia Barcheti e criticava outros secretários
Conteúdo das postagens revelam que, no final, atual secretário de Turismo se tornou vítima das próprias críticas
Da Redação
Titular da Secretaria de Turismo de Avaré desde o início do governo Poio Novaes, Fernando Peixoto Alonso, antes de assumir a pasta na atual gestão, fez duras críticas aos secretários anteriores através de sua conta no Twitter. Confira alguns dos “tweets” de Alonso no final da matéria.
No entanto, entrando no terceiro ano consecutivo como gestor do Turismo em Avaré, ele acaba sendo vítima das próprias críticas, uma vez que várias das situações criticadas por ele entre 2009 e 2012 através do perfil @TurismocomCafé ainda perduram sob sua gestão, apesar dos dois anos transcorridos.
O perfil no microblog foi criado em setembro de 2009. Segundo Peixoto, o espaço seria utilizado para “publicarmos as curtas (notícias) do turismo da região. Assunto não vai faltar”.
Uma de suas postagens que mais chamou a atenção foi a menção ao setor hoteleiro da cidade. Em 23 de outubro de 2009, ele publicou: “Assim fica difícil atrair novos eventos para Avaré, a hotelaria não ajuda e pensa apenas no lucro imediato, EXPLORAÇÃO é demais!”.
MEIA-BOCA – Além de “seguir” Rogélio Barcheti no Twitter, Peixoto também não escondeu, em suas opiniões, uma certa simpatia pelo ex-prefeito Joselyr Silvestre. Em agosto de 2010, ele postou: “Por falar em festa do peão, melou o rodeio de Avaré…depois de anos a fio…sabe que tem até gente com saudade do ex-prefeito cassado?”.
Além disso, ao longo dos anos não faltaram menções negativas à gestão do turismo na cidade, que ele classificou como “turismo meia-boca em Avaré”. Em um dos aniversários da cidade, por exemplo, ele questiona: “O que de fato temos a comemorar neste aniversário da Estância Turística de Avaré?”. Já como secretário, justamente a falta de eventos nos períodos comemorativos motivou duras críticas por parte da população avareense.
Ainda na rede social, Peixoto chegou a criticar, inclusive, realizações de outros setores, como a Secretaria de Cultura. Em 23 de agosto de 2010, se referindo ao Festival de Teatro daquele ano, o atual secretário de Turismo afirmou que “o pessoal da secretaria de cultura deixou a desejar com a desorganização da distribuição dos ingressos e controle da entrada do pessoal”.
Em 2011, enquanto utilizou o microblog, ele teceu críticas ao então secretário de Turismo, Ricardo Aurani, que na época também era responsável pela Guarda Municipal. “Ruim para o Turismo de Avaré e pior para a Guarda Municipal. Qual área o secretário irá se dedicar de fato?”, ironiza.
Curiosamente, ao assumir a Secretaria de Serviços, Ricardo Aurani é quem mais está contribuindo com o Turismo, já que o Camping e o Costa Azul estavam sofrendo com o abandono, creditado muitas vezes à uma suposta falta de articulação e de vontade política do atual titular do Turismo.
ABANDONO DO CAMPING – Mas o mais curioso são os comentários feitos por Peixoto sobre o Camping Municipal. Com relação à utilização das verbas do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), ele destaca em um comentário que “o camping continuará recebendo só maquiagem para temporada de verão…investimento que é bom, pelo jeito nada”. Em seguida, indaga: “Aliás como está a obra o farol e restaurante do camping? Pelo jeito, sem data certa”, criticou na época.
A situação do Camping, que continua a mesma mesmo depois que assumiu o Turismo, foi criticada por ele diversas vezes. O atual secretário chegou a criticar inclusive a situação dos banheiros, afirmando que “precisam de urgente reforma”.
Quando assumiu a gestão do Turismo, Peixoto foi questionado diversas vezes sobre a reforma dos banheiros e sua resposta, ao longo dos mais de dois anos, foi sempre a mesma: os banheiros do Camping não serão reformados, pois novos sanitários devem ser construídos no local.
A inoperância do atual secretário se refletiu inclusive na situação dos banheiros que, ao longo dos dois anos, ficaram em situação de abandono, prejudicando os frequentadores e gerando pesadas críticas contra o prefeito Poio Novaes.
VERGONHA – Ainda em 2009, Alonso aproveitou para falar sobre a falta de investimentos no Costa Azul. “Sobre o Balneário Costa Azul: houve muita política e blablablá, mas pouco trabalho no local, que até hoje carece de investimentos”, disse o atual secretário, antecipando um cenário que se manteve.
Em junho de 2011, Alonso chega a dizer que o “Camping Municipal, famoso no passado e vergonhoso no presente”, deveria receber investimentos do Dade. A crítica dele não poderia ser mais atual.
Não bastasse, também comparou o cartão turístico da cidade com uma favela: “Ficou feio (sic) a matéria da TVTEM sobre o Camping Municipal…parecia uma favela os quiosques na orla”.
Então secretário de Turismo de Itatinga, ele também não poupou ataques ao Carnaval de Avaré. “Bastidores apontam que o carnaval de Avaré poderá ser o melhor da região. Isto porque será comandado por uma empresa e não pela Prefeitura”, disse em janeiro de 2010. Pouco tempo depois, ele questionou se haveria uma “praça de alimentação decente” no Camping durante o evento.
Na época, ele aproveitou também para questionar: “O Carnaval de Avaré está cercado de muitas expectativas…mas a dúvida é uma só: o povo da cidade fica ou vai pra Águas de Santa Bárbara?”.
Em outra postagem, ele dá a impressão de defender a criação de um núcleo de municípios ligados pela Represa: “Avaré faz parte da macroregião Verde Sudoeste Paulista no Núcleo ‘Águas Claras’. Engraçado! Não vi nada até agora!!!” Contraditoriamente, hoje Peixoto se mostra contrário à criação do Circuito Turístico da Represa de Jurumirim conforme lei de autoria do deputado Antonio Salim Curiati.
Em seu perfil na rede social, não faltaram elogios a outras cidades, com destaque para pontos turísticos como a Cachoeira da Marta, em Botucatu, e a Travessia Bofete / Pardinho.
NATAL – Com relação ao Natal, Peixoto foi ainda mais ácido. Em postagem publicada em 11 de dezembro de 2019, ele disparou: “Cidades da região já estão entregando as decorações natalinas recheadas de eventos…e Avaré? NADA!!!”. A afirmação é curiosa já que, como secretário, em 2013 o Natal da cidade teve uma decoração improvisada, além de um desfile de Papai Noel contratado de última hora, sem divulgação e nem planejamento. E em 2014 a programação natalina só ocorreu graças ao trabalho conjunto com a Associação Comercial e a Secretaria de Cultura.
COMTUR – Na atual gestão, por diversas vezes o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) afirmou que o secretário Fernando Alonso estaria “passando por cima” ou ignorando a importância do conselho. Ao que tudo indica, mesmo antes de se tornar gestor, o turismólogo já estaria colocando em dúvida a necessidade da entidade. “Tem muita coisa para se fazer no turismo avareense sem necessariamente precisar do Comtur!”, disse em 20 de outubro de 2009.
Já em maio de 2011 ele postou, poucos meses antes de ser empossado secretário de Turismo de Poio Novaes: “Então né, tudo quieto na Terra do Verde, da Água e do Sol…nada de novidades, nada de projetos, nada de perspectivas “turísticas”. Ufa!”.
Para produzir essa reportagem, a equipe da Comarca estudou boa parte do conteúdo disponível na conta pessoal de Peixoto no Twitter. Além de comentários na internet criticando o Turismo de Avaré, ele também publicava uma coluna com o mesmo teor, em um jornal impresso.
Confira alguns dos “tweets” de Alonso