AcontecendoObra derruba poste de alta tensão, gerando risco a moradores e deixando bairro sem luz

A Comarca1 de abril de 20146 min

Obra derruba poste de alta tensão, gerando risco a moradores e deixando bairro sem luz

Retroescavadeira tirou terra debaixo de trecho da rua derrubando o poste e causando risco de desabamento de residência; moradores fizeram Boletim de Ocorrência e risco de novos acidentes não está afastado

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Um desabamento de terra no canteiro de obras de construção de um posto de combustíveis localizado na Avenida Major Rangel causou a queda parcial de um poste na manhã de quarta-feira, 26, e provocou rachaduras em uma casa vizinha.

O empreendimento faz esquina com a Rua Minas Gerais, ponto em que o terreno apresenta um desnível considerável. De acordo com moradores, uma retroescavadeira fazia a retirada de terra quando ocorreu o desabamento que resultou na queda do posto da rede elétrica. Felizmente não houve feridos – mas testemunhas alertaram para o risco de acidentes no momento dos fatos, já que a rede de alta tensão ficou exposta, podendo gerar curto-circuito ou até ocorrências mais graves, como eletrocução de pessoas.

O desmoronamento causado pela retroescavadeira também causou rachaduras na residência vizinha à obra, localizada na parte mais alta da via. O fornecimento de energia teve que ser cortado.

RISCO DE DESABAMENTO – Estabelecimentos comerciais, Câmara de Vereadores e Diretoria de Ensino tiveram que interromper as atividades por várias horas. Pelo menos 6 quarteirões tiveram a luz cortada, atingindo até moradores de um prédio próximo à obra, e rua teve que ser interditada por diversas horas.

A situação mais preocupante é a das moradoras vizinhas à obra. Segundo elas, várias trincas apareceram no corredor do terreno que fica entre o muro e a casa.

Apreensivas, as vítimas registraram um boletim de ocorrência e procuraram a Defesa Civil. “Fomos informadas que não foi afastado risco de desabamento de nossa casa. Há vários meses essa obra nos causa transtornos, mas agora a situação está no limite, pois nossas vidas e patrimônio está ameaçado. Os próprios técnicos da Prefeitura disseram que pode haver movimentação de terra, já que a obra arrancou toda a terra de sustentação”.

OBRA – No BO, as declarantes apontam que “não foram tomadas as medidas de segurança necessárias para evitar danos à residência”, responsabilizando o proprietário do posto de combustíveis, que supostamente é o engenheiro responsável da obra.

Além disso, moradores da localidade fizeram um abaixo-assinado para protestar contra a situação e cobrar responsabilidades, inclusive sobre o setor de Fiscalização da Prefeitura. No local, é visível que o corte de terra retirou boa parte da base de sustentação da casa. Além disso, a reportagem verificou trabalhadores que cuidam da obra estão expostos a novos desabamentos.

Outra possível irregularidade refere-se à falta de tapumes no trecho da obra que faz limite com uma calçada – a falta de proteções, que em tese contraria a lei, deixa transeuntes expostos a quedas e acidentes.

OUTRO LADO – No local, o encarregado da obra disse, informalmente, que possui “todas as autorizações” e que as normas de segurança estão sendo respeitadas. Ele não respondeu quanto às questões dos riscos de novos desabamentos e da falta de tapumes, e lamentou a queda do poste, afirmando ter sido “um acidente”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *