Orçamento 2016: Saúde é priorizada nos projetos dos vereadores
Da Redação
Através de uma série de emendas, os vereadores Jeferson Roberto Rodrigues Pauloni, Márcia Cristina Dias, Arlindo Bento, José Dias Machado e Josenildo da Silva Bezerra propuseram ajustes ao Projeto de Lei nº025/2015, que estima receita e fixa despesa do município de Iaras para o exercício de 2016, priorizando recursos para o setor de SAÚDE.
Segundo os edis, ficou clara a necessidade de ajustar o orçamento municipal de forma a priorizar um setor vital como a saúde. Eles argumentam que “…é fato que os municípios vêm sofrendo com a escassez de repasses e verbas” e que por esse motivo, após efetivação de audiência pública e ao ser analisarem o projeto de lei do orçamento para o exercício de 2016, decidiram apresentar emendas voltadas à priorização da Saúde.
A Emenda Modificativa nº02 foi elaborada com o apoio técnico da Contabilidade Legislativa. “Não houve comprometimento dos demais setores do Município, bem como nenhum programa de governo foi prejudicado”, argumentam. Consideram ainda que as propostas leram em conta “…os temas levantados por ocasião de realização de reunião entre os edis e a Secretária de Saúde do Município”.
PREOCUPAÇÃO – Para o vereador e presidente da Câmara Municipal Jeferson Pauloni, a crise que vem assolando os municípios só tende a piorar em 2016. “Assim, nosso objetivo é garantir que setores vitais, como o da saúde, não sejam comprometidos no decorrer do exercício financeiro do próximo ano”.
Tal preocupação foi ratificada pelos demais vereadores que subscreveram a Emenda Modificativa nº02. Na avaliação do vereador Arlindo Bento, “a saúde precisa ter verba para atender a população carente.”; já a vereadora Márcia Cristina Dias destaca que Iaras “assim como os demais municípios, passa por grave crise financeira”, e que é responsabilidade dos vereadores “garantir que setores como Saúde e Educação sejam priorizados”.
“ATENÇÃO ESPECIAL” – No mesmo sentido, o vereador José Dias Machado argumenta que “a população em geral necessita de auxílio para tratamento de saúde e recebimento de medicamentos”. Ainda segundo ele, “….é justo que a saúde tenha uma atenção especial”.
O vereador Josenildo da Silva Bezerra finaliza: “Meu trabalho sempre foi dedicado à população, assim, é justo reservar para saúde o máximo de verba possível para o próximo ano, que já está sendo anunciado como um ano de muita dificuldade e recessão”.