AcontecendoPai critica falta de urologista na rede de saúde de Avaré

A Comarca16 de fevereiro de 20166 min

Pai critica falta de urologista na rede de saúde de Avaré

Denunciante afirma que filho precisou ser transferido a Botucatu para passar por cirurgia

Da Redação

CAPAPronto socorro

Uma rede social foi novamente utilizada para criticar a rede pública de saúde em Avaré.

Na terça-feira, 9, o internauta Fausto Melo publicou em um grupo que o filho precisou ser levado com urgência para a Unesp de Rubião Junior. “Por que precisou? Precisou porque Avaré não tem nos quadros de cirurgiões pela Prefeitura/SUS nenhum médico urologista”, relata.

Melo classificou ainda como “vergonhosa” a inexistência de médicos de diversas especialidades e afirmou que não havia ambulância para fazer o transporte do rapaz. “Precisei solicitar os préstimos do Dr. Denilson Ziroldo (vereador), que lutou e com muito custo conseguiu a ambulância. Parabéns a Isabel e o motorista Nilson, que mostraram boa vontade”, finalizou.

O filho Lucas Proença, que relatou seu caso ao site Avaré Urgente, afirma que passou a noite em observação no Pronto Socorro de Avaré. Pela manhã, a médica que o atendeu entrou em contato com um cirurgião geral e obteve a resposta de que o profissional não poderia fazer nada pelo seu caso, “uma vez que era necessário um especialista em urologia para a realização da cirurgia”, continua.

Mesmo com fortes dores e sem solução para o problema, ele afirma que recebeu alta e foi encaminhado ao Postão da Rua Acre para que fosse agendada uma avaliação com o médico urologista. O jovem alega, porém, que o médico teria sido exonerado.

Ao passar a informação à médica que o atendeu, a profissional o teria encaminhado ao Pronto Socorro da Unesp de Botucatu, no dia 9 de fevereiro, para uma avaliação cirúrgica, dando por encerrada a consulta.

SEM TRANSPORTE – Proença destaca, no entanto, que outro problema surgiu, já que ele não teria como se locomover até a cidade vizinha. “Liguei na Secretaria da Saúde e nada, liguei no centro Administrativo e nada, na Garagem Municipal e nada”, continua o relato.

Em seguida, o rapaz entrou em contato com Ziroldo, que teria colocado ele em contato com responsável pelo setor de Ambulância. O rapaz ainda aproveitou para agradecer ao vereador, pela ajuda, e também a Isabel, destacando ainda que ela “sempre ajuda à todos, seja em qual circunstância for, com ou sem vereador no meio”.

CRÍTICAS – O caso gerou grande participação. Internautas aproveitaram para criticar a situação geral da Saúde, como a falta de medicamentos para depressão.

Outros ainda reiteraram que problemas antigos. Para Luiz Augusto Puech, quem mais sofre com a situação são “as pessoas mais simples”. “Mas está assim faz tempo. Interessante que só aparece quando alguém com recursos coloca a boca no trombone, pois as pessoas simples não têm os mesmos instrumentos que nós e estão passando por isso há muito tempo. Chega de miséria para o povo que paga imposto!”, avaliou.

OUTRO LADO – Questionada sobre o caso, a Prefeitura afirmou que “nunca houve a especialidade urologia no plantão de retaguarda do Pronto Socorro”.

O texto finaliza informando que “o que há em relação à especialidade é o atendimento ambulatorial de urologia na Santa Casa e no Posto do Bairro Alto, condição que não tem relação com retaguarda”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *