AcontecendoPainéis iconográficos decoram a igreja de São Benedito

A Comarca29 de setembro de 20175 min

Obras do artista Antonio Batista marcam o jubileu paroquial

Gesiel Júnior

Especial para A Comarca

A fase terminal da reforma da matriz de São Benedito vai enriquecer o patrimônio artístico avareense com a pintura de ícones nas paredes da segunda igreja paroquial da cidade. Desde o início desta semana o artista sacro baiano Antonio Batista de Souza Júnior está pintando três painéis para complementar a remodelação litúrgica do templo, iniciada em maio de 2014.

“Antonio Batista é um pintor especializado na produção de ícones. Seus trabalhos foram escolhidos para valorizar o nosso espaço celebrativo e assim marcar os cem anos do culto oficial a São Benedito em Avaré”, disse o padre Ademar Domingos Roma, pároco da igreja em obras.

Ao todo, estão sendo pintados três painéis: o central em que Cristo é apresentado em pé, de corpo inteiro, e dois laterais, o do altar do Santíssimo Sacramento e o da capela do padroeiro, todos com símbolos litúrgicos. Padre Ademar explica que a iconografia é a arte de representação da imagem sagrada, muito usada no Oriente. “A finalidade é simbolizar a realidade transcendente através de pinturas e mosaicos, contribuindo como referência para meditação, veneração e catequese individual”, destaca.

A entrega oficial da nova decoração está prevista para o próximo sábado, 7 de outubro, às 18 horas, quando será rezada a missa da dedicação da igreja e do altar de São Benedito, pelo arcebispo de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo. “Todos os avareenses se sintam convidados desde já a apreciar a beleza dessa arte que é dom de Deus”, pontuou o padre Ademar.

O ICONÓGRAFO- Ele já pintou mais de 140 igrejas em todo o país. A de São Benedito é a segunda ornamentada na região, pois também pintou a matriz de Santo Antonio, de Macatuba. Aos 33 anos, Antonio Batista de Souza Junior, natural de Angical (BA), desenha desde menino. O trabalho em igrejas começou na época em que era seminarista e teve contato com arte sacra e sentiu-se atraído pelo estilo iconográfico.

Autodidata, ele revela inspirar-se nas obras de Cláudio Pastro (1948-2016), principal mestre na arte iconográfica no Brasil. “A iconografia é uma forma de espiritualidade diferente, pois o artista tem que desaparecer para Cristo despontar”, explica.

Hoje, o acervo de Antonio Batista ultrapassa as 250 telas feitas em altares e tetos de igrejas e capelas na Bahia, em Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e no Paraná, onde fica a maior parte, sendo a principal na Catedral de Campo Mourão.