Servidores que atuam em unidades prisionais da região noroeste do estado participaram de um passeio ciclístico solidário, no dia 28 de agosto, em Avaré. O 2º Sapedal arrecadou 110 litros de leite, que serão doados para entidades de Avaré e Arandu. A ação é uma iniciativa das equipes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das penitenciárias I (Dr. Paulo Luciano de Campos) e II (Nelson Marcondes do Amaral) e faz parte das comemorações de aniversário de ambos os estabelecimentos penais, celebrado no dia 29 de agosto.
A pedalada, que também marca o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), reuniu 145 ciclistas inscritos e 40 funcionários das penitenciárias I e II de Avaré que, de forma voluntária, apoiaram na organização do evento.
O passeio consistiu em dois percursos, sendo um de 35 quilômetros entre a PI e a PII; e outro de 55 quilômetros, cuja saída também se deu da PI, passando por Arandu e PII, com uma pausa para o café da manhã e retorno ao ponto de partida, onde foi servido um almoço e realizado sorteios de brindes aos participantes.
O evento contou com apoio da Polícia Militar (PM), que realizou escolta dos participantes, e também da Prefeitura Municipal de Avaré, que cedeu ambulância e, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, a doação de medalhas e troféus. A Prefeitura de Arandu forneceu ponto de apoio para os ciclistas, na Praça da Igreja Matriz.
Diretor da Penitenciária I de Avaré, Antonio Rodrigues dos Santos Filho agradeceu ao coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, pela autorização do evento e participação. “Sou grato, também, ao apoio dispensado por todos os servidores envolvidos na organização e aos participantes que abrilhantaram, de inúmeras formas, o passeio ciclístico”, destaca Santos Filho.
“O passeio ciclístico causou um impacto muito positivo no ambiente de trabalho e ainda rendeu homenagens aos 24 anos de atividades desta unidade prisional”, celebrou o diretor da Penitenciária II de Avaré, Joel Lopes da Silva.
240 QUILÔMETROS – Um grupo de ciclistas de Pirajuí, entre eles o coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza, percorreu mais de 200 quilômetros de bike, para participar do evento em Avaré. Além de Carlos Alberto, o diretor-geral e o diretor de Trabalho e Educação da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí, Paulo Rogério Prieto Martins dos Santos e João André Collela, respectivamente; e o servidor Adriano Luís Fernandes trocaram o carro pela bicicleta para percorrer a distância de Pirajuí a Avaré.
O coordenador destacou que não poderia recusar o convite, uma vez que não conseguiu participar da primeira edição do evento. “O ciclismo, por si só, já é uma ferramenta fantástica do esporte para a saúde física e mental. Quando fui convidado para o I Sapedal, no ano passado, não pude comparecer, pois estava em uma jornada de 835 quilômetros para Aparecida, no Caminho da Fé”, lembrou.
“Com a chegada do II Sapedal, por que não fazer uma nova jornada? Se pudemos fazer ano passado tantos quilômetros, seria possível também fazer os 182 [quilômetros] de Pirajuí a Avaré, mais os 58 [quilômetros] do evento, num total de 240 quilômetros, em dois dias, para motivar ainda mais os servidores de Avaré e região a praticarem tão cativante atividade física”, finaliza Carlos Alberto.