Mais de 130 ciclistas participaram da 2ª Pedalada Ecológica realizada no domingo, 15, no Horto Florestal “Marcos Guazzelli Neto” de Avaré..
A ação educativa organizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Turismo busca incentivar o uso da bicicleta, meio de locomoção que não emite gases causadores do efeito estufa.
Ao final do percurso de seis quilômetros pelas trilhas do cartão-postal da estância turística, os participantes plantaram 60 mudas de árvores nativas, incluindo aroeira salsa, aroeira-pimenteira, pata de vaca, ipê e jacarandá, colaborando assim com a restauração da floresta da unidade.
A programação incluiu ainda um café da manhã que foi servido na chegada e o sorteio de mais de 30 brindes doados por apoiadores, além da doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.
O evento está inserido no contexto do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do qual Avaré faz parte que tem o objetivo de desenvolver uma gestão ambiental com vistas à melhoria da qualidade de vida da população.
Os secretários municipais Judésio Borges e Márcio Danilo dos Santos também participaram da edição.
Em nota, as secretarias de Meio Ambiente e Turismo agradeceram ao público e ao apoio da Polícia Ambiental e das empresas Mendes Bike, Forline Bikes, Quebec Ambiental, Grupo de ciclistas Os Águas de Salsicha, Suma Brasil, Pé de Vela Bike, Daniel Bikers, Grupo Pedal de Turista de Avaré, Fer Lima Balas Personalizadas, Mr Sonorização, Kelly Bolos, Rubi, NutriShop e Academia Corpo e Saúde.
A organização também agradeceu ao empenho dos servidores das pastas e ao auxílio das secretarias municipais de Saúde e Comunicação.
Cartão-postal
O Horto Florestal é uma área protegida localizada no perímetro urbano de Avaré que passou a ser administrada pelo município em 2018. Recentemente, através de lei municipal, o local recebeu o nome de “Marcos Guazzelli Neto”.
Consagrado como o cartão-postal turístico e ambiental da estância, o Horto – como é carinhosamente chamado pela população avareense – oferece contato íntimo com a natureza em meio à cidade.
A reserva natural com cerca de 95,30 hectares é formada por diversas espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica.
O local conta ainda com um lindo lago central alimentado pelas águas do principal córrego da cidade, o Ribeirão do Lageado, onde vivem aves como a garça-branca, o jaçanã e o socozinho, além do maior roedor das Américas, a capivara.
Possuindo também um espaço para recreação com parque infantil, quiosques, bebedouros, bancos, mesas e trilha educativa, o Horto é assiduamente frequentado pela população de Avaré e região, principalmente aos finais de semana.