A Penitenciária “Orlando Brando Filinto” de Iaras, inaugura nesta quinta-feira (08), a Oficina de Blocos e Tijolos Ecológicos. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Prefeitura Municipal de Iaras.
Através do Programa de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), a oficina permitirá a realização de cursos de qualificação profissional aos reeducandos, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a fabricação de blocos e tijolos ecológicos. A formação especializada poderá possibilitar ao preso um novo ofício e mais oportunidades no mercado de trabalho quando estiver em liberdade.
Além dos ganhos proporcionados pela capacitação profissional, a oficina também terá como diferencial o fornecimento dos materiais produzidos pela unidade prisional para a construção de casas populares no município, assegurando inúmeros benefícios aos cidadãos iarenses.
A cerimônia de inauguração contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, do Prefeito de Iaras, Marcos José Rosa, da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, do Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, Carlos Alberto Ferreira de Souza, do diretor da Penitenciária de Iaras, Luciano Cesar Gamateli, e do diretor do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade, Diego Ferracini Lacerda.