A Polícia Militar Ambiental deflagra em todo o estado de São Paulo, na quinta (8) e nesta sexta-feira 9 de outubro de 2020, a Operação Francisco de Assis com o emprego de mais de mil policiais militares ambientais, 380 viaturas (terrestres e náuticas) dos Batalhões de Polícia Ambiental.
A operação batizada de Francisco de Assis presta homenagem ao Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como Francisco de Assis (1182 — 3 de outubro de 1226), um dos primeiros e mais importantes defensores dos animais e do meio ambiente.
O principal foco da operação é a proteção à fauna silvestre, em especial o combate ao tráfico, comércio e cativeiro ilegal, atividades responsáveis pela terceira maior movimentação de dinheiro ilícito no mundo.
A operação também tem como objetivo combater o crime de porte ilegal de arma, caça ilegal, maus-tratos e de conscientizar a população para a proteção da fauna, para a proteção dos habitats e do meio ambiente.
Os efetivos das bases operacionais da Polícia Ambiental de Avaré e Botucatu estarão empenhadas hoje e manhã, combatendo crimes em municípios de toda região, inclusive fazendo uso de embarcação para atuar na área da Represa de Jurumirim.
FOTO DO TOPO: ILUSTRATIVA/DIÁRIO DA REGIÃO DE RIO PRETO