Está tramitando pelas comissões da Câmara o Projeto de Lei 173/2021, de autoria da vereadora Adalgisa Lopes Ward (PSD), que cria o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19.
“A minha propositura visa oficializar e perpetuar através de lei municipal um dia em memória às vítimas da pandemia. A data de 12 de março simboliza o registro do primeiro óbito pela doença no Brasil. A data também pretende não deixar cair no esquecimento os momentos de dor, medo e incertezas que a pandemia provocou em todos nós, enfatizando a importância da manutenção, difusão e valorização do sistema pública e gratuito de saúde do provo brasileiro, que foi fundamental para salvar muitas vidas no município, bem como em todo o Brasil”, justifica Adalgisa.
Até quinta-feira, 28, de acordo com o boletim diário emitido pela Secretaria Municipal da Saúde, Avaré contabilizava 278 mortes pela Covid-19, das quais 256 foram registradas somente este ano. Em todo país foram mais de 606 mil mortes, com o Estado de São Paulo liderando o ranking com mais de R$ 154 mil óbitos pela doença.
A última morte registrada em Avaré ocorreu há quase um mês, no dia 2 de outubro, quando houve o óbito de um idoso de 88 anos. Até o final do mês de setembro, a taxa de letalidade pelo coronavírus estava em 2,36%.
Já com relação ao número de pacientes recuperados da Covid-19, em relação aos quase 12 mil infectados desde o início da pandemia, o painel do Tribunal de Contas de SP aponta para uma taxa de 97,29% de pessoas que conseguiram vencer o coronavírus.
MUNDO – Ao todo, desde o início da pandemia da covid-19, o planeta registrou 243 milhões de casos e mais de 4,9 milhões de mortes. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, até quarta-feira (27), em todo o mundo, foram aplicadas cerca de 7 bilhões de doses de vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus. A agência indica que 49% da população mundial recebeu, pelo menos, uma dose de imunizante, sendo que, no caso dos países de baixa renda, o índice é de apenas 3,1%. EFE.
Adalgisa: “A minha propositura visa oficializar e perpetuar através de lei municipal um dia em memória às vítimas da pandemia” (Foto – Facebook Arquivo pessoal)
FOTO TOPO – ILUSTRATIVA (SecomAM/Divulgação)