AcontecendoProjeto que prevê restauração de pintura do Santuário é aprovado pelo Iphan-SP

A Comarca9 de outubro de 20144 min

Projeto que prevê restauração de pintura do Santuário é aprovado pelo Iphan-SP

Da Redação

O padre Tarcísio, o historiador Gesiel Junior e o secretário Gilson Câmara, além de Nilva Calixto, durante visita técnica realizada pelo Iphan
O padre Tarcísio, o historiador Gesiel Junior e o secretário Gilson Câmara, além de Nilva Calixto, durante visita técnica realizada pelo Iphan

Em visita técnica realizada na segunda-feira, 29, o fiscal de Bens Móveis do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de São Paulo (Iphan-SP) aprovou o projeto de restauração das pinturas do artista esloveno Francisco Pavlovic.

O trabalho feito na década de 40 é considerado um dos mais valiosos do país no campo das artes sacras.

Em entrevista à Comarca, Cunha avaliou que a proposta apresentada pelo proponente Sylésio Soares tem fortes chances de ser aprovado em Brasília desde que sejam feitos pequenos ajustes.

A restauração deve durar cinco anos e custar R$ 5 milhões, recurso que será captado por intermédio da Lei Rouanet. Segundo Soares, o deputado estadual Salim Curiati também se comprometeu a levantar recursos para a obra.

O trabalho ficará sob a responsabilidade de Nilva Calixto, restauradora de renome internacional que tem no currículo a recuperação de capelas no Mosteiro de São Bento.

De acordo com Calixto, o processo será minucioso. “A pintura original foi coberta por outra. Por isso, precisaremos remover essa superfície para chegar ao original. No entanto, Avaré ganha muito com isso, pois se trata de uma obra única do grande Francisco Pavlovic”, analisou.

Para o padre Tarcísio, responsável pelo Santuário, a visita técnica traz consistência ao projeto e torna mais próximo o sonho de revitalizar a obra.

A vistoria também foi acompanhada pelo historiador Gesiel Junior, pela arquiteta Ludmilia Orsi e pelo secretário de Cultura Gilson Câmara, cuja pasta ficou responsável por disponibilizar informações sobre a pintura que balizaram o projeto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *