AcontecendoQuestionário de Poio pode balizar futuras mudanças no secretariado

A Comarca29 de setembro de 20145 min

Questionário de Poio pode balizar futuras mudanças no secretariado

Da Redação

poio

Motivado pela cobrança pública de que é necessária uma urgente reforma em seu secretariado, o prefeito Poio Novaes elaborou uma espécie de avaliação, através de questionário enviado a todos os titulares das 15 pastas de seu governo.

O sistema – que ganhou o maldoso apelido de “Data Poio” – tem como objetivo avaliar o desempenho do atual secretariado. Detalhe: as perguntas serão respondidas pelos próprios titulares das pastas.

A informação – que deveria ser mantida em sigilo dentro do governo – foi apurada com exclusividade pela Comarca. A ideia partiu do próprio prefeito, que pretende, assim, ter informações “confiáveis” sobre o desempenho de cada secretário.

A avaliação é no mínimo controversa e carece de recursos precisos de avaliação objetiva. O sistema foi montado pelo próprio prefeito e enviado aos secretários através de e-mail. São 3 ou 4 questões, abordando relacionamento, desempenho e competência. Cada um avalia a si mesmo e aos demais secretários, dentro dos itens estabelecidos nos questionários.

A iniciativa tem gerado certas desconfianças dentro do primeiro escalão do governo – entre elas de “combinação de votos” para benefício mútuo ou até possíveis vítimas de “conspirações combinadas”, já que nada impede que alguns secretários se reúnam e manipulem os dados de seus próprios questionários.

Também é notório o risco das avaliações serem “viciadas”, já que as respostas poderiam prejudicar secretários fiéis ao prefeito e atuantes – mas não tão populares –, em detrimento daqueles que são ineficientes e sem compromisso com suas obrigações – mas que gastem o tempo fazendo “média” e “costurando” intrigas.

TROCA URGENTE – A atitude do prefeito chama a atenção para um dos pontos cruciais da atual administração: a incompetência e a falta de compromisso de alguns secretários que, em virtude de vaidades pessoais ou até despreparo, tem colocado o governo em maus lençóis.

Companheiros históricos de Poio têm cobrado dele uma atitude mais firme perante os maus secretários – e isso tem motivado até um certo distanciamento por parte de políticos de renome, desgastados com o que chamam de “falta de atitude” do chefe do Executivo.

É unânime que, diante do péssimo desempenho de certos membros do primeiro escalão, no final é a imagem do prefeito é que sai arrastada. Apesar de questionável, a medida de Poio mostra que, pelo menos, ele já pondera a questão – e mostra um movimento que, mesmo que tardio, pode trazer resultados positivos.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *