AcontecendoRaio-X do Pronto Socorro completa dois meses sem conserto

A Comarca23 de julho de 20146 min

Raio-X do Pronto Socorro completa dois meses sem conserto

Há quase um mês a Comarca já havia denunciado o problema; empresa teria deixado de realizar manutenção no aparelho por falta de pagamento

Da Redação

Capa Raio-x

Há mais de 60 dias o aparelho de Raio-X do Pronto Socorro Municipal de Avaré (PS) está quebrado. Há quase um mês, a Comarca já havia denunciado o problema que acabou não sendo resolvido pela Secretaria de Saúde. A empresa responsável pelo aparelho teria deixado de realizar manutenção por falta de pagamento.

Os pacientes que precisam realizar o exame estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia. Diariamente, o PS realiza mais de 100 exames. Um cartaz fixado nos consultórios informa aos médicos que o aparelho está quebrado e solicita a colaboração quanto aos pedidos de exames, “pois a Santa Casa estará realizando apenas os exames de urgência e emergência”.

A Comarca esteve no local na manhã de quarta-feira, 16, e verificou que o aparelho continua quebrado. A reportagem obteve a informação de que três notas fiscais da empresa que realiza a manutenção no raio-x do Pronto Socorro estavam atrasadas. Duas delas teriam sigo pagas, porém uma terceira nota ainda estava sem o devido pagamento.

ATRASOS – Em entrevista à Comarca na edição 1038, o prefeito Poio Novaes confirmou à reportagem que duas notas fiscais da empresa que faz a manutenção do aparelho de Raio-X estavam atrasadas, mas que a Prefeitura já estaria regularizando o pagamento e que o conserto deveria ser realizado na semana seguinte, o que acabou não ocorrendo.

Já atual secretária de Saúde, Vanda Nassif, afirmou que teria solicitado a manutenção à empresa responsável, mesmo sem a efetivação o pagamento. “São aparelhos importados e de alta tecnologia, só a análise para identificar os problemas leva dois dias”, disse.

A Secretaria de Comunicação informou à Comarca que o pagamento da empresa que faz a manutenção já teria sido regularizado e que o conserto estaria sendo agendado para a próxima semana. “Nenhum paciente será prejudicado. Quando necessário, o mesmo será encaminhado à Santa Casa”. Por telefone, o secretário de Comunicação Lucas Mota explicou a situação: “Quando o Raio-X saiu de operação, imediatamente foi acionada a Santa Casa, que está procedendo esses exames, quando solicitada. O prefeito está atento a esta situação, e tem cobrado uma solução. Mas ninguém está sendo prejudicado por falta desse exame, a demanda temsido atendida pela Santa Casa.

EM 2008 – O aparelho de Raio-X do Pronto Socorro Municipal foi adquirido em 2008 durante a gestão do ex-prefeito cassado Joselyr Benedito Silvestre. A instalação do aparelho sempre foi fator de polêmica, já que ele foi comprado de forma incompleta – ou seja, sem os periféricos necessários para o seu pleno funcionamento.

Em 2009, o então vereador Poio Novaes criticou a falta de planejamento da compra e o custo exorbitante para colocar o aparelho em funcionamento.

A Comarca apurou na época que o equipamento foi adquirido sem uma impressora e a rede de computadores e software para leitura de chapas, orçados em cerca de R$ 150 mil.

ELEFANTE BRANCO – Ainda em 2009, a então secretária da Saúde, Marialva Biazon, destacou que mesmo o aparelho sendo de bom nível, tratava-se de um “elefante branco”.

Apesar de considerar a aquisição benéfica para o município, na época, ela admitiu que o investimento foi alto e que somente seria amortizado dentro de algum tempo.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *