AcontecendoRegião contabilizou 17 casos de suicídio no primeiro semestre de 2018

A Comarca6 de setembro de 20183 min

Região contabilizou 17 casos de suicídio no primeiro semestre de 2018

Sete ocorrências foram registradas em Avaré até julho, o que deu uma média de um caso por mês

Da Redação

Com ampla divulgação nas redes sociais e demais instituições públicas e privadas, a campanha Setembro Amarelo teve início no último sábado, 1º de setembro. A prevenção ao suicídio tem sido um recorrente tema a ser abordado em escolas, faculdades e ambientes de trabalho.

Em contrapartida, o número de casos de suicídios consumados ainda surpreende. De acordo com informações da Delegacia Seccional da Policia Civil de Avaré, foram registrados 17 casos na região que possui 17 cidades. Desses, sete ocorreram em Avaré, ou seja, em média um por mês até julho. Além disso, foram contabilizadas seis tentativas de suicídio na região, sendo cinco somente em Avaré.

SOBRE O SETEMBRO AMARELO – Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Setembro Amarelo prevê a conscientização da sociedade sobre a triste e ameaçadora realidade do suicídio. O problema afeta a saúde pública e mata cerca de um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos no mundo todo. Segundo estatísticas nacionais, 32 brasileiros são mortos por dia e a taxa ultrapassa as vítimas de AIDS.

AUXÍLIO – O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização não-governamental que presta apoio emocional e prevenção ao suicídio. O atendimento é voluntário e todas as pessoas que precisam conversar sob total sigilo podem ligar para o número 188. Paralelamente, é fundamental ressaltar também, a importância de um acompanhamento psicológico aliado às práticas de reabilitação.