AcontecendoReportagem da Comarca revelou o escândalo Nadsex

A Comarca2 de março de 20145 min

Reportagem da Comarca revelou o escândalo Nadsex

Da Redação 

O caso Nadsex veio à tona graças a uma reportagem publicada pela Comarca em agosto de 2012. A matéria fez um levantamento de gastos no Gabinete do então prefeito Rogélio Barcheti, o que acabou revelando o novo escândalo na Prefeitura de Avaré. Conforme a reportagem pode apurar, um exemplar da edição que aborda o assunto está anexado ao inquérito.

Após a circulação da publicação, Barcheti chegou a anunciar medidas administrativas visando investigar e punir possíveis irregularidades, entre elas a exoneração do diretor da autarquia, José Roberto Freire.

Em 2012, A Comarca descobriu que o caso já vinha sendo investigado pelo Departamento de Análise e Conferência (DAC) da Prefeitura que, ao analisar as prestações de contas do setor, interceptou várias notas fiscais supostamente duplicadas e geradas pelo Núcleo, que foram pagas pela Prefeitura.

O suposto esquema funcionaria da seguinte forma: para cada evento eram nomeadas comissões que, teriam sempre 3 nomes incluídos, sendo um deles o diretor do Nadsex e outros 2 funcionários de carreira. Os valores liberados se concentravam entre R$ 6 e R$ 6,7 mil e os pagamentos ocorriam, às vezes, no mesmo dia em que a nota fiscal era protocolada.

DESVIO

Para realizar os eventos, a comissão contratava empresas para prestar serviços. Ocorre que a empresa contratada emitia uma nota fiscal e essa seria xerocada: a cópia era paga e utilizada na prestação de contas da comissão; já a nota original seguia para a Secretaria da Fazenda, que por sua vez enviava o empenho para a Tesouraria realizar o pagamento duplicado. Os pagamentos ocorriam, às vezes, no mesmo dia em que a nota fiscal era protocolada.

Outro fato que também teria ocorrido seria a suposta falsificação de assinaturas nas prestações de contas. A suspeita gerou desdobramentos no inquérito e outra investigação foi aberta com o com o objetivo de elucidar os crimes.

Na ocasião, o então prefeito Rogélio Barcheti alegou que, após tomar conhecimento do montante gasto com eventos ligados à Diversidade Sexual através de reportagem da Comarca, determinou ampla apuração dos fatos. “Assim que soube desse caso determinei a imediata exoneração do funcionário suposto pivô do esquema. Seus direitos trabalhistas foram bloqueados para eventual ressarcimento dos cofres públicos, e fizemos denúncia à Polícia para que se investiguem eventuais ilícitos. No que nos cabe, estamos tomando todas as medidas no sentido de derrubar esse esquema e garantir que a Prefeitura seja ressarcida, caso tenha havido algum prejuízo”, disse Barcheti, em 2012, sobre o caso.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *