AcontecendoSaúde e Educação estabelecem parceria para atuação psicológica em Cerqueira

A Comarca14 de março de 20195 min

Da Redação

Com Assessoria

Na manhã de quinta-feira, 28, a secretaria municipal da saúde realizou uma reunião com o objetivo de pautar assuntos relacionados aos atendimentos ambulatoriais do setor da psicologia. De acordo com a secretária de Saúde, Marilda Rissato Paulin, a demanda de encaminhamentos para atendimentos psicológicos vêm aumentando consideravelmente e a grande maioria é solicitado através do setor da educação, por isso a reunião teve por objetivo unir forças e criar parcerias para um trabalho em conjunto.

Dentre os assuntos pautados, foram abordados temas como a atuação do psicólogo na área da educação. De acordo com as profissionais da rede, o diagnostico para um encaminhamento psicológico deve ser realizo através de um trabalho em conjunto, englobando família, ambiente escolar e equipe de saúde.

Foram pautados também assuntos relacionados ao alto índice de suicídios e do diagnóstico de autismo em diversas crianças da rede municipal de ensino. As psicólogas ressaltaram a importância da implantação de um CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) que conta com uma equipe multidisciplinar devidamente preparada para atender os diversos casos de saúde mental.

Segundo a secretária Marilda Paulin, “a saúde pública é preocupante no Brasil e precisa de atenção, “É importante a gente atuar e prevenir as situações que estão ao nosso alcance e no nosso município. Os índices estão cada vez mais altos e realizando um trabalho em conjunto podemos fazer a diferença”, disse. Na ocasião estiveram presentes profissionais da área da saúde, educação e também a presença dos vereadores Nando Bataglini, Emerson Calixto (Formiga) e Samuel Guido, representando o Poder Legislativo e o secretário municipal de Educação, Fabrício Alves. Os parlamentares se comprometeram a buscar esforços através de parceria com o CMDCA, além da solicitação de recursos através das esferas estaduais e federais para a implantação de uma unidade do CAPES no município. 
“Nós hoje iniciamos o primeiro passo, acredito que foi uma reunião produtiva para todos e juntos vamos organizar cronogramas para que sejam realizados encontros como esse com maior frequência, para que seja feito um balanço dos trabalhos executados no nosso município”.