AcontecendoSebrae Aqui e Casa do Cidadão são inaugurados em Avaré

A Comarca9 de abril de 20186 min

Sebrae Aqui e Casa do Cidadão são inaugurados em Avaré

Projetos são importantes para fomentar o empreendedorismo e garantir a acessibilidade da população

Da Redação

Nessa quinta-feira, 5, foi realizada a cerimônia de inauguração da unidade do Sebrae Aqui e da Casa do Cidadão em Avaré, ambas sediadas na Rua Bahia, esquina com a Avenida Major Rangel.

Autoridades e convidados prestigiaram o evento , como o presidente da Câmara  Toninho da Lorsa, os vereadores Barreto do Mercado e Alessandro Rios, além do presidente da Associação Comercial Cassio Jamil, o prefeito Jô Silvestre e o gerente do Sebrae de Botucatu, Gilberto Carbinatto.

As secretarias de Esporte, Saúde, Meio Ambiente, Obras, Comunicação, Governo, Assistência Social, Administração e de Indústria e Comércio também foram representadas por seus secretários: Léo Ripoli, Dr. Roslindo Wilson Machado, Judésio Borges, Sérgio Gallego, Zenna Araújo, Glauco Fávero, Érica Alves, Ronaldo Guardiano e Sandra Theodoro, respectivamente.

SOBRE O PROGRAMA – O Sebrae Aqui visa fomentar o empreendedorismo no âmbito das micro, pequenas e médias empresas da região por meio de orientações e prestação de serviços que atendam as necessidades dos administradores. Consiste em uma parceria entre a Prefeitura de Avaré e a entidade SEBRAE.

O gerente da unidade de Botucatu, Gilberto Carbinatto relata que Avaré é detentora de 25% das empresas existentes na região atendida pela instituição, cujo raio abrange 18 municípios.  Dos 5 mil empreendimentos da cidade, o Sebrae prestou atendimento a cerca de 2 mil deles, ou seja,a quase metade das organizações.

O projeto atua em três vertentes: na desburocratização dos ambientes e na facilitação do estabelecimento de estruturas; no apoio ao empreendedorismo e por fim,  na capacitação do pequeno e médio negócio. “Desejo que o comitê comece a crescer para ouvir dos empresários o que eles precisam, vamos fazer diferente daqui pra frente.” – declara Gilberto. Todos os grupos formados pela equipe Sebrae trabalham ensinamentos que objetivam a redução de custos e controle financeiro, além da inserção do setor corporativo no mercado da Tecnologia e Informação.

VANTAGENS  –  O presidente da Associação de Comércio e Indústria de Avaré (ACIA), Cássio Jamil explanou sobre a importância do desenvolvimento do Sebrae Aqui. “Hoje 99% de todas as empresas do país são de porte pequeno ou médio, elas são responsáveis por 52% da carteira de trabalho, representam 35% da renda e 27% do PIB nacional.” – ressalta.

CASA DO CIDADÃO – Na oportunidade também foi inaugurada a Casa do Cidadão. Lá estarão disponíveis diversos setores de atendimento à população avareense, são eles: Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); Procon, Banco do Povo, Junta Militar, Secretaria de Indústria e Comércio, Sala do Sebrae, bem como a reativação do Ministério do Trabalho que está inativo desde 2016.

O prefeito Jô Silvestre afirma que aproveitou a oportunidade da inauguração do Sebrae para realizar a abertura oficial do prédio. “Essa unidade vem com o objetivo de ser uma espécie de Poupatempo Municipal, queremos juntar esses serviços para que melhorem a acessibilidade dos cidadãos que precisam desses atendimentos, vamos desburocratizar processos, para que os trabalhos sejam eficientes.” – finaliza.