AcontecendoSecretaria de Turismo de Águas alerta a população para desvio do Rio Pardo

A Comarca18 de maio de 20184 min

Secretaria de Turismo de Águas alerta a população para desvio do Rio Pardo

Da Redação

Em entrevista ao Jornal A Comarca, o secretário de turismo, Moreno Filho, de Águas de Santa Bárbara, informou que recebeu um comunicado da PB Produção de Energia Elétrica, por meio da Orientadora Técnica Lia dos Santos, que a partir do 21 será feito um desvio no Rio Pardo para a construção da barragem hidrelétrica.

Na oportunidade, o secretário Moreno alertou àqueles que costumam descer o Rio Pardo de boiá cross, para não praticar o exercício  até que seja liberado novamente.

REFORMA – No desvio será colocado um túnel de 200 metros aproximadamente, e a pressão da água naquele local ficará muito forte e com perigo de morte caso a pessoa venha a ser sugada para dentro.

Lia dos Santos acrescentou que o desvio do rio é um padrão necessário para que possa ser construída a barragem hidrelétrica, bem como a construção da casa de força. Ela ainda alerta aos praticantes de boiá cross que não desçam o rio, porque existe o perigo de afogamento devido a forte pressão da água provocada.

A orientadora Lia frisa também que a PB Produção de Energia tem se preocupado com a questão do turismo junto à cidade de Águas, pois existe no plano básico ambiental um programa de lazer voltado ao setor turístico, e que a empresa está trabalhando juntamente com a Secretaria de Turismo do município para desenvolver novas atividades de lazer para a população.

Moreno Filho acrescentou que a agência de turismo que está operando na cidade já fez um mapeamento de outro trecho do Rio para ser usado pelos praticantes de bóiacross, visando assim à continuidade dessa prática esportiva. O secretário pontua também que estão sendo feitos projetos de turismo para serem usados depois da construção da usina naquele local.