AcontecendoSecretário de Turismo afirma que outras secretarias podem prejudicar o setor em Avaré

A Comarca22 de março de 20147 min

Secretário de Turismo afirma que outras secretarias podem prejudicar o setor em Avaré

Da Redação

Alonso no comtur

Durante a última reunião do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), realizada no dia 17, o secretário de Turismo Fernando Peixoto Alonso afirmou que o desenvolvimento turístico de Avaré estaria sendo prejudicado por alguns setores da Prefeitura, entre eles o Departamento de Convênios (Decom), Secretaria de Obras, Secretaria de Trânsito e Secretaria de Administração.

Em sua explanação, ele falou sobre o Calçadão no Balneário Costa Azul, cuja competência de gestão da obra seria da Secretaria de Obras, gerida por Paulo Ciccone. Fernando diz que a construção teve um “grande avanço” somente após um pedido dele, o que teria possibilitado a realização do Carnaval. Ele diz ainda que, passada a festa, os trabalhos ficaram novamente lentos.

O secretário disse ainda que sua pasta não possui competência para apressar a obra, ressaltando que tanto as notificações à empresa quanto o andamento dos trabalhos seriam de responsabilidade do Decom e da Secretaria de Obras. Ainda de acordo com Peixoto, a obra deveria ter sido concluída em 2013, no entanto, apenas 30% do programado estaria concluído.

SEM RESPOSTA – Outro impasse estaria ligado à Secretaria de Transportes. Segundo Fernando, ele teria feito um pedido para que toda frente do Posto de Atendimento a Turista, localizado na Praça Romeu Bretas (Concha Acústica), fosse destinado a estacionamento de ônibus e vans de turismo.  Ele disse não ter recebido nenhuma resposta. “Só cabem três vans e um ônibus. Fizemos o pedido para que coubessem quatro ônibus. Os hotéis da cidade nos enviam turistas, para que possam conhecer também a cidade, mas muitas vezes não temos onde colocar os veículos”, criticou.

Na mesma reunião do Comtur, ele também explanou sobre seu desejo para aumentar a arrecadação do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), destinado a melhorias no setor turístico da cidade, que deve ser gerido pelo Comtur.

De acordo com ele, atualmente o fundo possui aproximadamente R$ 70 mil, dinheiro arrecadado apenas do Camping Municipal. O secretário acredita que seria justo destinar ao Fumtur dinheiro arrecado com o aluguel de áreas de interesse turístico, como o Toa Toa (na Represa Jurumirim) e também o quiosque na Praça da Paz (Cristo).

No entanto, essa destinação não vem ocorrendo. O secretário de Turismo alega ter feito um pedido à Secretaria de Administração, cuja gestão é de Deira Villen.

COBRANÇA

Em um segundo contato, Fernando destacou que vem cobrando os setores citados, mas continua sem respostas. “Um comunicado interno foi enviado à Secretaria de Obras, questionando o prazo da obra, cronograma e a própria paralisação da obra pós carnaval. Até o presente momento não tive resposta sobre o caso”, frisou.

De acordo com o gestor do Turismo, a informação é que o prazo do convênio com o Dade é de 5 anos. “O que cabe à Secretaria Turismo é cobrar ação dos referidos departamentos, o que fazemos constantemente, já que são eles os responsáveis pela execução do projeto”, disse.

Ele disse ainda que Deira Villen teria afirmado que o trabalho da comissão de avaliação de patrimônio e bens da Prefeitura ainda não terminou, alegando que isso depende de várias ações que estão ocorrendo em paralelo para que se chegue a uma conclusão final. “Uma data deve ser definida para tratar exclusivamente da situação da Secretaria de Turismo”, revelou.

Fernando disse ainda que o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), alegou que os ônibus parados na frente do PIT atrapalhariam o trânsito. Ele ressaltou a intenção de cobrar a reavaliação desse caso.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *