Secretário de Turismo diz que “não achou necessária” a participação da Acia na Mostra Gastronômica
Após entrevista à Comarca na quarta-feira, 10, Fernando Peixoto produziu texto sobre o assunto publicando-o na página do Turismo em uma rede social
Da Redação
A I Mostra Gastronômica de Avaré não conta com a participação ou o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Avaré (Acia). A entidade classista é a principal representante do comércio avareense. O secretário de Turismo Fernando Peixoto Alonso disse à Comarca não ter visto necessidade em convidar a Acia. “Por enquanto, a gente não achou necessária (a participação da Acia). Mas, se mais pra frente a gente achar necessário, a gente vai convidá-la para participar”, afirmou.
Questionado se a Acia daria mais força à ação, Peixoto disse que a associação estaria mais focada no comerciante comum. Ele disse ainda que a Acia não representa 100% dos restaurantes, bares e lanchonetes da cidade. “A Acia tem o papel focado mais na situação do comerciante comum. Ela não representa, pelo menos até onde eu sei, cem por cento ou a maioria dos restaurantes, bares e lanchonetes. O sindicato patronal de Sorocaba é que representa esses segmentos”.
CRITÉRIOS – Os critérios para a escolha dos estabelecimentos pela Secretaria de Turismo também é questionada. Atualmente, Avaré conta com quase 460 estabelecimentos do ramo de restaurantes, bares e lanchonetes, mas somente 56 foram selecionados em participar da mostra. “Primeiro, queria esclarecer que esse evento não é um concurso ou concorrência entre pratos, e sim uma Mostra Gastronômica. Como toda ação, requer alguns critérios. Não tem como se fazer uma mostra com mais de 400 estabelecimentos, por isso foram seguidos alguns critérios”, disse o secretário.
Peixoto acabou revelando os critérios adotados para a escolha dos estabelecimentos e fez questão de destacar que a Secretaria estaria seguindo um projeto adotado pelo Sindicato Patronal dos Bares e Restaurantes e Similares que já foi praticado por vários municípios. “E como eu cheguei nesses 56 estabelecimentos? Primeiro tem que abrir à noite ou em horário estendido, porque nosso foco é que a pessoa consuma de maneira mais tranquila e lenta, priorizando o lazer e focando também o turista que passa pela cidade e daí muitos acabam ficando de fora. O segundo critério são estabelecimentos que tenham pratos ‘a la carte’, porque nessa ação é necessário que um prato seja escolhido para o cardápio. Não tem como se escolher um prato em um self-service. A ideia é mostrar algo. Agora, se o estabelecimento seguir os critérios e fazer um prato específico, poderá participar, até porque o evento não está fechado”, enfatiza.
RESSALVAS – Ainda segundo ele, “…os 56 estabelecimentos selecionados foram convidados, foram realizadas 3 reuniões e no final participa quem quer”, completou.
Ele revelou ainda que há ressalvas. “Tem algumas exceções que são os estabelecimentos da zona rural e represa, como os pesqueiros e outros que não abrem à noite, mas não tem como excluir”, ressalta.
Apesar de 56 estabelecimentos terem sido convidados, até o momento apenas 13 manifestaram a intenção de participar da mostra e outras 8 ficaram de confirmar, o que somará 21, ou seja, apenas 5% do total de estabelecimentos do ramo, que é de 459.
“O regulamento já está definido e quem não participou das reuniões não pode opinar. As regras foram expostas e o resto foi construído em conjunto (com os empresários). Nada foi imposto, é um modelo totalmente aberto”, complementa.
SEM GASTOS – O secretário ainda deu mais detalhes sobre o funcionamento da Mostra Gastronômica: “Os estabelecimentos vão indicar somente um prato, seja uma porção ou algum outro prato. A pessoa vai até o estabelecimento, pede o prato da Mostra Gastronômica e vai receber um cupom, que vai ter três espaços, que serão carimbados confirmando que você passou pelo local. Ao completar os três estabelecimentos que estão participando da Mostra, a pessoa preenche o cupom e deposita na urna. No total serão 60 dias de ação”.
Peixoto disse também que a Prefeitura não terá gasto com a ação e que somente ficará responsável pela divulgação. “A Secretaria de Turismo é a organizadora, mas está sendo uma mediadora das decisões. A ação não tem custo, pois o evento é isento de taxa de participação. A Secretaria está servindo como um elo entre os estabelecimentos. O processo é deles (empresários), não meu. A Secretaria de Turismo vai fazer a divulgação, juntamente com a Secretaria de Comunicação com flyer, jornais, rádios, fazendo a divulgação do cardápio”, diz.
PREMIAÇÃO – Segundo o secretário, os empresários teriam decidido uma taxa de cerca de R$ 250 por participante que seria revertida para a premiação da pessoa sorteada. “Os empresários decidiram o valor que cada um deverá pagar para dar uma premiação, que ficou em torno de R$ 250, mas esse processo não está finalizado. Os empresários sugeriram um valor de rateio para que eles possam dar um prêmio. A Prefeitura não está oferecendo nada, além da divulgação”.
A data do sorteio ainda não estaria definida, mas deverá ocorrer em setembro, durante as comemorações de aniversário da cidade. “Não tem complicação. É uma ação super simples, está em aberto e quem quiser participar ainda tem chance”, finalizou.
EM TEMPO – Após entrevista à Comarca na quarta-feira, 10, Peixoto produziu texto sobre o assunto, publicando-o na página do Turismo em uma rede social, antecipando a reportagem que o jornal estava produzindo para circular em sua edição semanal, a partir dessa sexta-feira.
Aproveitando a abordagem dos questionamentos elaborados pela Comarca, o secretário contradisse a afirmação de que os estabelecimentos interessados teriam até segunda-feira, 15, para se inscreverem. Peixoto diz na rede social que prorrogou as inscrições até quarta-feira, 17.
Curiosamente, o secretário não entrou em contato com a reportagem para informar a alteração na data para a inscrição na Mostra Gastronômica, preferindo se manifestar somente na rede social de sua pasta.
A direção do jornal repudia a atitude do secretário, que utilizou informação privilegiada da reportagem para veicular contrainformação sob forma de texto em rede social.