AcontecendoSó em julho Avaré registrou cerca de 60 ocorrências de queimadas

A Comarca20 de julho de 20187 min

Só em julho Avaré registrou cerca de 60 ocorrências de queimadas

Cidade registra em média 5 ocorrências por dia e lidera o ranking regional de ocorrências

Da Redação

O município de Avaré registrou durante as duas primeiras semanas de julho cerca de 60 incêndios em matas urbanas e terrenos, com uma média de cinco ocorrências diárias. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as queimadas são, muitas vezes, ocasionadas propositalmente, principalmente no período do inverno quando a ausência de chuva é maior.

Ainda segundo dados da corporação, no domingo, 15, o município registrou 5 focos de incêndios, e felizmente em nenhuma das ocorrências houve vítimas.

REPERCUSSÃO – O aumento das queimadas no município vem sendo alvo de críticas dos avareenses, os quais chamaram a atenção para o assunto em um grupo, destinado a vendas de produtos, de uma rede social. “As pessoas que ateiam fogo deveriam levar uma multa”, escreveu a internauta A.P.R.S. Outra usuária destacou que as queimadas podem prejudicar a saúde dos avareenses – “O município tem que conscientizar a população, deveriam levar uma multa, pois quem realmente sofre com isso são as crianças e idosos, isso pode causar falta de ar”, apontou G.L.

PRECAUÇÃO – O Corpo de Bombeiros destaca que a primeira medida ao detectar uma área com queimada é entrar em contato com a corporação pelo telefone 193 para informar o endereço da ocorrência. Ainda é recomendado denunciar a prática às autoridades, a fim de preservar a saúde humana, visto que as queimadas podem provocar doenças respiratórias. A corporação ainda destaca que a população deve evitar apagar as chamas, a fim de precaver acidentes.

A Corporação de Avaré atende os municípios de Cerqueira César, Arandu, Águas de Santa Bárbara e Iaras. De acordo com a equipe, a cidade de Iaras também apresentou casos de queimadas em matas durante esta semana.

Em Piraju, a Corporação que é responsável pelos municípios de Manduri, Tejupá e Sarutaiá registrou nove casos de queimadas na área urbana nos últimos dias.

MEIO AMBIENTE – Em contato com o secretário do Meio Ambiente de Avaré, Judésio Borges, ele informou que no período de estiagem é comum o problema em área urbana. “… nós temos um auto de infração do município e quando detectamos a pessoa que cometeu o crime, é feita uma notificação para que ela cesse as queimadas. Se ela estiver queimando em terreno ou casa, neste caso é feito o auto de infração e a multa é aplicada em UFMA, Unidade Fiscal do Município de Avaré. Temos feito um “link” juntamente com o Corpo de Bombeiros, e quando eles são solicitados, nos passam essas informações como endereço do local onde foi a queimada. A gente tem alertado a população, tem divulgado em rádio sobre os prejuízos que as queimadas trazem ao meio ambiente, ainda a unidade relativa do ar é muito baixa, a gente tenta proibir e controlar a situação, mas ainda existem muitas pessoas que optam por este método de limpeza no quintal” – declarou Judésio.

PENALIDADES – Em Avaré a Lei de nº 879 de 17 de outubro de 2006, assinada pelo então prefeito da época, Joselyr Benedito Silvestre, rege sobre a proibição de queimadas no município. O artigo 2º da lei fala que os infratores estão sujeitos ao pagamento de multa no valor de 200 UFMs, dobrando na reincidência, ressaltando que a unidade fiscal do município vale hoje R$ 3,25, o que daria uma multa de R$ 650.