AcontecendoSurto de escorpiões assusta cidades da região

A Comarca3 de dezembro de 20183 min

Surto de escorpiões assusta cidades da região

Escorpiões estão infestando centros urbanos no interior de São Paulo. No último fim de semana, duas pessoas morreram vítimas de picadas.

Da Redação

Prefeituras de várias cidades do interior paulista, inclusive algumas da região, estão divulgando através da imprensa medidas para conter um surto de escorpiões, animais peçonhentos que estão infestando centros urbanos no interior de São Paulo. No último fim de semana, duas pessoas morreram vítimas de picadas.

Em uma casa em Santa Cruz do Rio Pardo, um morador encontrou um escorpião dentro do quarto. Em Bauru, vários escorpiões andavam no muro de um cemitério. A situação levou os vizinhos a caçar os bichos que se procriam na calçada.

Um escorpião pode gerar até 50 filhotes. Uma das explicações para o aumento dos escorpiões está no desequilíbrio ambiental. Nas cidades, predadores como corujas, sapos e galinhas são raros. O descuido com a limpeza é outro fator. Os escorpiões se alimentam principalmente de baratas.

De janeiro a setembro de 2018, o Ministério da Saúde registrou mais de 90 mil acidentes com escorpiões no Brasil. A Região Sudeste lidera o ranking com quase metade dos casos.

No interior de São Paulo, os ataques de escorpião têm assustado os moradores. E não é para menos. Até agora, nove crianças morreram vítimas de picadas. E em alguns casos, a ação do veneno foi muito rápida.

Infectologistas dizem quais são as orientações para quem for vítima da picada de um escorpião: “Lavar com água morna, sabão, se tiver ainda com muita dor pode tomar um analgésico de uso habitual, mas o principal é procurar por um atendimento médico”.