Supervisores e coordenadores pedagógicos de Jaú visitaram no último dia 12 o Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE).
Em fase de implantação, o órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação é responsável pela inclusão escolar de crianças com deficiência em Avaré.
Na ocasião, os técnicos puderam conhecer o projeto e os primeiros resultados alcançados pela Educação Especial no município.
O órgão tem chamado a atenção de cidades da região. Supervisores e professores ligados à Secretaria Municipal de Iaras já haviam visitado o centro em setembro, quando também puderam trocar experiências com os técnicos de Avaré.
“Apesar de desafiador, principalmente em tempos de pandemia, o CPAEE representa o compromisso do município em garantir a toda criança o direito à educação”, afirma a pasta.
Estrutura
Criado em fevereiro por meio de decreto municipal, o órgão está localizado na escola municipal Vitor Lamparelli.
Entre os resultados obtidos pelo CPAEE até o momento estão a Regulamentação integral da Educação Especial em Avaré, a disponibilização de profissionais treinados em Libras para suporte a crianças com deficiência auditiva e a padronização do método de verificação de sinais de autismo entre matriculados nos Centros de Educação Infantil.
Outra conquista é a Escola Permanente de Libras, que conclui em dezembro a primeira turma composta por profissionais da Educação, da Assistência Social e da APAE.
Além disso, estão em fase implantação um centro de atendimento para crianças com deficiência auditiva e surdez e um modelo padronizado para atendimento ao autista na rede municipal de ensino, entre outras ações.
Equipe
A equipe do CPAEE é formada por Ana Júlia Collela, coordenadora Técnica Pedagógica da Educação Especial, e pelo diretor Luís Henrique da Silva.
“Ana Júlia é especialista em autismo e tem 12 anos de experiência em atendimento educacional especializado no município e no estado. Luís, por sua vez, é doutor em Educação Especial, tendo publicado artigos científicos na Argentina, Cuba e Espanha, além do Brasil”, informa a Secretaria Municipal de Educação.