AcontecendoTimburi é certificado como Município de Interesse Turístico

A Comarca11 de fevereiro de 20195 min

Da Redação Com Assessoria

A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (05) o Projeto de Lei que classifica 43 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs). Ao assumir a gestão municipal, o Prefeito Paulinho Minozzi enviou um novo projeto a Secretaria de Turismo do Estado.

Para conseguir o título,Timburi teve que cumprir uma série de requisitos e obrigações estabelecidos pela lei nº 1.261, visto que o principal deles é o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT). Após a conclusão do Plano pela Secretaria Municipal de Turismo, o documento foi encaminhado à Câmara Municipal como Projeto de Lei. Em seguida foi entregue no gabinete do deputado estadual Marcos Zerbini, que foi responsável por acompanhar o processo na Assembleia Legislativa. Para regulamentar o repasse de verbas, também foi criado em Timburi, o Fundo Municipal de Turismo.

“Não foi uma tarefa fácil, mas valeu todo esforço! Quero agradecer o nosso Conselho Municipal de Turismo, após dois anos de luta fizemos a lição de casa, quanto as normas da Secretaria Estadual de Turismo, e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De agora em diante teremos recursos para investimentos em infraestrutura turística. Obrigado a todos, é um orgulho para nós na qualidade de gestor consegui está grande conquista”, disse o Prefeito Paulinho que também fez questão de agradecer o deputado federal e ex-secretário da Casa Civil, Samuel Moreira que não mediu esforços com o objetivo de ajudar Timburi nesta classificação.

Agora, o projeto de lei que cria os novos MITs será analisado pelo governador João Doria (PSDB). Se for sancionado, o Estado de São Paulo passa a contabilizar 140 Municípios de Interesse Turístico. Ao se encaixar nessa categoria, Timburi terá oportunidade de criação de empregos, fomento de atividades profissionais, desenvolvimento social, econômico e aperfeiçoamento do seu potencial turístico. MITs

Tal classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de R$ 650 mil por ano.

Além de Timburi, outras 42 cidades do estado foram classificadas como MIT, entre elas: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D´Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.