Da Redação
Para custear os shows do Torneio de Pesca, o então prefeito Rogélio Barcheti contratou a empresa Vanir e Maraninis Eventos e Pesquisas Ltda., através de inexigibilidade de licitação 025/10, no valor total de R$ 168 mil, sendo R$ 150 mil oriundos de convênio com o Ministério do Turismo 732089/2010, através de emenda do deputado Vadão Gomes, e R$ 18 mil dos cofres do município, a título de contrapartida.
Os gastos com os artistas foram de R$ 50 mil com a dupla Gilberto e Gilmar, R$ 66 mil com Chico Rey e Paraná e mais R$ 52 mil com a dupla sertaneja Di Paullo e Paulino.
Outros gastos registrados com o evento artístico foram com transporte de artistas (R$ 800), locação de palco (R$ 7,5 mil), serviços de camarim (R$ 3,5 mil), hospedagem com equipe de som (R$ 280), despesas com marmitex para a banda e técnicos (R$ 750) e pernoites para artistas e músicos (R$ 2.160,00).
Ocorre que na época estourou um escândalo envolvendo as verbas do deputado Vadão Gomes, o que teria gerado a suspensão do repasse do Ministério do Turismo.
A prestação de contas não possui nem o recibo de quitação da empresa e nem a nota fiscal do serviço prestado e, segundo informações não confirmadas, com a suspensão da verba do Turismo a Prefeitura acabou não pagando a Vanir e Maraninis Eventos e Pesquisas Ltda. Na ponta do lápis, o valor do “calote” pode chegar a R$ 182.990.
A Prefeitura custeou shows de artistas avareenses (Clube da Viola e Sanfona e Banda Som da Terra), locução e encerramento no valor de R$ 8,4 mil. Outros R$ 20 mil foram utilizados para o serviço de desassoreamento do lago da Brabância. A verba foi proveniente do Departamento de Apoio as Estâncias – DAE. Já a parte de infraestrutura do evento custou R$ 21,3 mil.
A Comissão da Câmara verificou ainda que não teria existido por parte da Prefeitura critério na hora das contratações de publicidade, onde não constam a descrição detalhadas dos serviços de prestados, ou seja, em caso de jornais se deveriam ou não serem coloridas, ½ página, em ¼ ou em página inteira, o que teria gerado várias contratações com valores diferentes, denotando ausência de critérios.
No total foram gastos R$ 16.340 em serviços de divulgação e publicidade nas emissoras de rádio e na maioria dos jornais da cidade (inclusive a Comarca). Houve ainda gastos com arte e mídia (R$ 10.236).