Acontecendo“Turismo continua andando a passos de tartaruga”, afirma presidente do Comtur

A Comarca6 de outubro de 201411 min

“Turismo continua andando a passos de tartaruga”, afirma presidente do Comtur

Da Redação

 

Em entrevista à Comarca, Lambertus Heijmeijer, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), afirmou que o desenvolvimento turístico de Avaré continua andando “a passos de tartaruga” e que, de acordo com ele, falta de dinheiro não seria o problema, já que o município recebe anualmente cerca de R$ 3,5 milhões para investimentos no setor.

Segundo Lambertus, apesar do esforço dos membros do Comtur para promover melhorias no setor turístico de Avaré, a Secretaria de Turismo, pasta gerida por Fernando Peixoto Alonso, sequer cumpriu a maioria dos itens previstos no Plano Setorial de Turismo. “Todos os integrantes do Conselho atuam de forma voluntária, trabalhando em prol do Turismo, mas esbarramos nas dificuldades junto à Prefeitura”, destaca. “São projetos que deveriam ter sido implementados até dezembro de 2013, que até onde sabemos, não tem previsão para ocorrer”, comentou.

De acordo com uma lei municipal, é preciso que o Comtur participe ativamente de todas as decisões que envolvem o Turismo, inclusive no que diz respeito a utilização da verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), o que por diversas vezes não ocorreu.

SEM AUDIÊNCIA – Lambertus diz que os problemas tiveram início ainda em 2013. “Colocamos muita confiança no Fernando no começo. Mas com o passar do tempo, o relacionamento do secretário com o Comtur foi ficando distante”, comenta.

Ele destacou que já no primeiro ano Peixoto teria “passado por cima” do conselho, apresentando os projetos em cima da hora e alegando que já estavam todos no Dade. “Antes de enviar para o Dade, os projetos deveriam ter sido submetidos a uma audiência pública, não apenas para ter a aprovação do Comtur, mas também de toda a população”, destaca.

Conforme suas explicações, ainda no ano passado, foram elencadas as prioridades do chamado Plano Setorial de Turismo. “Esse plano prevê projetos de acessibilidade em pontos turísticos, a Feira de Tradição Rural, o roteiro turístico, projeto Praia Limpa, combate ao abuso e exploração sexual, cursos de capacitação para turismólogos, Guarda Municipal e taxistas, entre outros, que deveriam ter ficados prontos no ano passado, e nada foi feito”.

SEM CONSULTA – Lambertus cita também que o único item do plano cumprido foi o Guia de Turismo, mas que ainda assim foi feito de maneira diferente do previsto. “Em primeiro lugar, esse guia deveria ter ficado pronto em 2013. Além disso, ele seria produzido com dinheiro do Fumtur (Fundo Municipal de Turismo) e da iniciativa privada. Não era pra ser usada verba do Dade, além disso o Comtur não foi consultado, não sabemos nem quanto foi gasto nessa publicação”, frisa.

Ainda sobre a publicação do guia, Lambertus afirma que o prefeito Poio Novaes e o secretário Alonso podem responder por improbidade administrativa. “Isso não foi aprovado pelo Comtur, não poderiam ter usado verba do Dade. Vamos investigar como se deu tudo isso”.

O presidente do Comtur revela que, apesar das diferenças, o órgão acabou relevando o ocorrido em 2013, exigindo uma postura diferente de Fernando Peixoto para 2014. “Assim em janeiro foi realizada uma audiência para que a utilização da verba do Dade deste ano fosse discutida já em janeiro, sendo elencamos onde o dinheiro seria gasto, sendo no evento da Copa, na revitalização do Camping, Praça Romeu Bretas, Largo São João, Arenão e Praça da Paz”, explica.

SEM PROJETO – Apesar de já se saber onde investir a verba desse ano, Lambertus afirma que o Comtur ainda está esperando os projetos para aprovação. “Além da Copa, Camping e Romeu Bretas, nenhum outro projeto foi entregue. Já mandamos ofícios à Prefeitura e à Secretaria de Turismo, mas não obtivemos resposta. Quando falamos com Alonso, a explicação dele é que os projetos existem e estão parados na Secretaria de Planejamento, ou então ele fala que o Planejamento se preocupa apenas com Educação e Saúde, e que Turismo não é prioridade. Já não sabemos o que fazer”, destaca.

DENÚNCIA – O presidente do Comtur frisa ainda que a principal preocupação é com o Arenão. “É preciso dar uma destinação para o Arenão ainda neste ano. Já faz cinco anos que aquilo está lá, abandonado e nada está sendo feito. Avaré corre o risco de ter que devolver ao Dade o dinheiro que já foi empregado lá”, comenta.

Lambertus Heijmeijer afirma que, juntamente com demais conselheiros, está estudando a possibilidade de denunciar o descaso ao Ministério Público (MP). “O Comtur é cobrado pela população. Nós nos sentimos frustrados, pois nos esforçamos e nada tem sido feito. Se essa situação continuar se arrastando, faremos denúncia ao MP. É nossa obrigação, pois temos responsabilidade com o que fazemos. Isso não é uma ameaça, mas é uma forma de nos protegermos, pois não somos coniventes com essa situação”, finaliza.

OUTRO LADO – Em contato, o secretário de Turismo afirmou que, com relação ao Plano Setorial, das 32 ações previstas, 28 estão está concluída ou em andamento. “As 4 restantes estão em fase inicial de implantação. É importante observar que o prazo de implantação da maioria das ações é até 2014”, comentou Alonso.

Com relação a situação do Calçadão, o secretário afirma que sua pasta herdou uma obra já problemática, o que gerou uma série de atrasos, que estão sendo corrigidos.

Sobre os projetos de utilização das verbas do Dade deste ano, Alonso disse que “o projeto da Praça da Paz será entregue em 02 de outubro, no DADE. Os demais (Largo São João e Largo do Mercado) se encontram em fase de criação na Secretaria de Planejamento e serão apresentados conforme vão sendo concluídos”.

Sobre o Arenão, o secretário afirma que o projeto de drenagem está em licitação, e que assim que for concluída, as obras serão retomadas.

Na nota, Fernando Peixoto Alonso afirma ainda que o Comtur teria autorizado a confecção do Guia de Turismo, desmentindo a afirmação do presidente do conselho.

O secretário diz ainda que o gasto foi autorizado na mesma reunião que permitiu o investimento em infraestrutura locada, ainda a confecção de 10 banners, aquisição de balcão de promoção, divulgação em rádios, jornais e internet.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *