AcontecendoUniformes escolares são de má qualidade, afirmam pais e dirigentes

A Comarca30 de julho de 201410 min

Uniformes escolares são de má qualidade, afirmam pais e dirigentes

Da Redação

*Imagem ilustrativa
*Imagem ilustrativa

Pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino infantil e até mesmo integrantes do corpo docente de algumas escolas se dizem insatisfeitos com a qualidade dos uniformes que começaram a ser entregues na última semana, em Avaré.

De acordo com eles, algumas crianças teriam recebido tênis de numeração menor e, além disso, o calçado não seria de boa qualidade, causando escoriações nos pés das crianças.

Segundo os denunciantes, há dificuldade para realizar a troca dos calçados, pois as escolas não teriam recebido uma grande quantia do material.

A Comarca entrou em contato com dez das 33 unidades escolares de Avaré. Segundo alguns funcionários, inclusive diretores e coordenadores que se dispuseram a falar com nossa equipe, além dos calçados, as demais peças do uniforme escolar também não seriam de boa qualidade.

Segundo informações, os calçados entregues neste ano foram comprados em outubro do ano passado.

De acordo com os ouvidos, o item deveria ter sido disponibilizado para os alunos ainda em 2013. Ocorre que, como houve um grande atraso para a chegada dos tênis, a Secretaria de Educação teria sugerido às escolas que esperassem o novo ano letivo começar para entregar os calçados junto com os uniformes.

Além disso, por volta de março do ano passado pais e responsáveis teriam informado às unidades de educação o número dos calçados usados pelas crianças. No entanto, como a entrega só começou neste mês, os tênis já não servem mais.

Há queixas ainda em relação a outros itens, que seriam de qualidade inferior ao disponibilizado em anos anteriores. A primeira delas é com relação ao tipo de malha utilizada nas camisetas, que “de tão finas, são até transparente”, comentou uma funcionária da rede municipal de ensino.

Os agasalhos também foram criticados por coordenadores e diretores, que acreditam que o tecido utilizado para sua fabricação não seria apropriado para vestir crianças durante o inverno. As peças foram confeccionadas em helanca 100% poliéster, fio 150/48, um tipo de tecido indicado para a confecção de peças “moda praia e ginástica”.

Os denunciantes afirmam que o mesmo material foi utilizado para a fabricação das bermudas de verão, o que seria mais um indício da inadequação da helanca para utilização de roupas de inverno.

Outro fato que gera estranhamento nos funcionários de algumas escolas procuradas pela Comarca é a demora na entrega dos uniformes. Na maioria delas, apenas parte das peças chegou o que impossibilita que seja efetuada a entrega aos alunos.

Vale lembrar que o pregão eletrônico para a compra dos itens se deu no dia 19 de fevereiro deste ano, tendo sido assinado o contrato com a empresa vencedora em 24 de fevereiro.

Foram adquiridos 8.758 kits, compostos por conjunto de agasalho (calça e jaqueta), camisetas (manga curta, longa e sem mangas) e bermuda pelo valor de aproximadamente R$ 514 mil. O custo estimado pela Prefeitura para a aquisição dos kits era de R$ 765.741,13.

OUTRO LADO – A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que está sendo realizado um remanejamento entre as escolas para realizar a troca dos tênis. Caso a quantidade não seja suficiente, será necessário realizar uma nova compra que só deve ocorrer caso os diretores das escolas municipais encaminhem solicitações.

A Prefeitura confirmou que os calçados foram comprados em 2013. “O processo licitatório só foi concluído em 20/09/2013, após a assinatura o fornecedor tem de prazo de trinta dias para entrega e os tênis chegaram em outubro. A pedido das diretoras, optamos por entregá-lo junto com o kit de uniformes no ano seguinte, para que houvesse um melhor aproveitamento por parte dos alunos”.

Quanto a má qualidade do tênis alegada pelos denunciantes, a nota afirma que a Prefeitura entrou em contato com a empresa, que informou que os “os calçados passam por laudo e os laboratórios que certificam são autorizados pelo Inmetro”, e que no próximo processo licitatório a Prefeitura irá solicitar os certificados.

Com relação ao uniforme escolar, a nota explica que as peças ainda não foram entregues porque o processo licitatório foi realizado no início do ano e “a empresa vencedora atrasou a entrega devido à falta de matéria prima. Vale ressaltar que nunca foi entregue no início do ano e sim em setembro ou outubro, neste ano conseguimos antecipar”.

Foi explicado ainda que o setor de Licitação autorizou a Secretaria de Educação a comprar os uniformes através de Registro de Preços. Com isso, a Prefeitura pretende passar a entregar os itens no início do ano letivo a partir do próximo ano.

Já sobre a possível má qualidade das peças e também a possível utilização de tecido inadequado para a confecção de roupas de inverno, a Prefeitura esclarece que a “solicitação foi a mesma do ano anterior e as especificações foram elaboradas por malharia do município, pois são as que possuem conhecimento técnico para tal. Até o presente momento nunca tivemos nenhuma reclamação”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *