AcontecendoVereadora fala sobre Educação em programa de rádio

A Comarca17 de setembro de 20185 min

Vereadora fala sobre Educação em programa de rádio

Da Redação

No fim de agosto, a vereadora Adalgisa Ward e o professor Camilo Corrêa concederam uma entrevista ao programa Dissecando, transmitido pela rádio Cidadania FM. Na oportunidade, ambos falaram sobre seus desafios frente ao sistema educacional brasileiro e como o setor tem se desenvolvido no país.

Sobre a função do educador, Adalgisa declara que é fundamental para a transformação social. “Hoje, a família já não valoriza tanto a Educação. Antes os pais deixavam os filhos na escola e sabiam que a escola fazia tudo por eles, hoje a Educação está dividida. Mas ao mesmo tempo, precisamos do respaldo da família”.

ÍNDICES – Segundo os dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2017, divulgados pelo MEC no dia 30 de agosto, o ensino fundamental apresentou um avanço, mas o médio estagnou. Neste contexto, 7 de cada 10 alunos do terceiro ano do ensino médio, não possuem níveis suficientes em português e matemática.

DESAFIOS –  Advento das novas tecnologias, eclosão da Era Digital e instantaneidade da informação, surgimento de redes sociais. Tais fatores, para Adalgisa, contribuíram significativamente para o aumento dos desafios no âmbito do ensino. “A grande preocupação nos dias de hoje, é que nós temos a mídia, temos o celular, uma série de informações, então o professor tem que estar muito preparado para enfrentar essa nova era”. Corroborando a fala de Adalgisa, o prof. Camilo Corrêa reitera que todas essas ferramentas têm mudado o cenário de trabalho. “Até há alguns anos, o professor era detentor do conhecimento, e a responsabilidade dele era fazer uma transmissão, hoje não, o conhecimento está em todos os lugares, então a prática do professor tem mudado, ele tornou-se um mediador”.

FAMÍLIA – A importância dos familiares perante o processo de ensino dentro e fora das escolas também é mencionada pela parlamentar. Segundo ela, a desestruturação dessa instituição traz graves consequências para o aprendizado. “A família é muito importante nessa fase, a gente começa a debater que os pais comecem a trabalhar junto com o professor, a gente tem chamado para reuniões, conscientizando que nessa sociedade conflitante, as famílias trabalham e quase não têm condições de tomar conta de seus filhos, então eles vão para a escola sem preparo, e a escola enfrenta uma barreira muito grande”, enfatiza.