AcontecendoAcionado pela última vez, tradicional apito sela fim da Cooperativa de Laticínios

A Comarca17 de setembro de 20146 min

Acionado pela última vez, tradicional apito sela fim da Cooperativa de Laticínios

Idealizado por funcionários, ato simbolizou o “último suspiro” da empresa cinquentenária que encerra as atividades durante as festividades do aniversário de Avaré

Da Redação

Capa Cooperativa (1)

Há quase três décadas, o apito da Cooperativa de Laticínios de Avaré (CLA) tocou pontualmente às 11 horas e ao meio-dia anunciando o horário de almoço dos funcionários da empresa.

De tão marcante, o sinal sonoro acabou incorporado ao cotidiano da cidade a ponto de se tornar referência para munícipes e visitantes.

Na sexta-feira, 5 de setembro, data em que se encerrou o aviso prévio dos quase 40 empregados depois que a direção da cooperativa anunciou em agosto o fim das atividades, o apito foi acionado pela última vez.

O momento, no entanto, adquiriu um tom solene. O dispositivo afixado na chaminé, que também já faz parte da história da empresa, soou por quase dois minutos por volta das 14 horas até que o vapor da caldeira – responsável por acionar o apito – se esvaziasse por completo do compartimento.

Segundo os funcionários, a proposta era simbolizar o “último suspiro” da CLA, uma homenagem à empresa que havia completado 50 anos.

O acontecimento foi registrado em vídeo por Celso Bagali. “Foi um momento triste. Sabíamos que aquele apito nunca mais iria tocar novamente”, disse à Comarca.

Bagali, que postou o material no YouTube, disse que se surpreendeu com a quantidade de acessos. “Em quatro dias, já havia mais de 1800 visualizações”, diz o funcionário que atuou por 16 anos na empresa.

Internautas também comentaram o fato. Leila Guazzelli relembrou a simbologia do sinal sonoro para a cultura local. “Poucas pessoas vão saber o que esse apito significa!! Emoção pura ao ver esse vídeo!! A vida TODA (sic) ouvindo isso, e pensar que agora não ouviremos mais!! Sinceramente….chorei!!”.

Já Lena Vieira resumiu o sentimento coletivo com as seguintes palavras: “Vai deixar saudades”.

Outra postagem aborda a importância da cooperativa para o mercado de trabalho avareense. “Foi um dos dias mais triste da minha vida, pois trabalhei nessa cooperativa mais de quatro anos quando iniciei minha atuação profissional. Também chorei muito ao ouvir e novamente agora, pois essa cooperativa abriu portas para muitos funcionários, inclusive alguns que até hoje se encontravam lá em função”, comentou a usuária Clarisse.

Até o fechamento desta edição, o vídeo contabilizava quase duas mil visualizações.

O CASO – Em julho, a diretoria a CLA anunciou um convênio cooperacional com a cooperativa paranaense Castrolanda. O acordo, que possibilitava uma eventual incorporação, permitiria a transferência de tecnologia para a CLA.

Na edição de 1046, veiculada em agosto, a Comarca informava os 40 funcionários da cooperativa haviam sido demitidos e já cumpriam aviso prévio.

O fechamento da histórica empresa causou comoção entre avareenses. Na ocasião, a reportagem tentou contato com a diretoria da Cooperativa de Laticínios de Avaré e também com o então presidente Rico Barreto. No entanto, ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *